“Feche as pernas no transporte público”, alerta campanha dedicada aos homens
Redação
15/06/2017 08:00
Campanha alerta contra o campanha contra o “manspreading”, expressão utilizada para definir quando os homens se “espalham” demais nos assentos. Foto: Bigstock
A cena de um homem no transporte público sentado com as pernas abertas demais, causando incômodo aos outros passageiros, é comum em vários países. Depois de cidades como Tókio, Nova York e Seattle, chegou a vez de Madri iniciar uma campanha contra o “manspreading” (expressão para definir quando os homens se “espalham” demais nos assentos). Nesta semana, a EMT, empresa municipal de transporte da capital espanhola, colocou placas de sinalização com a figura de um homem sentado de pernas abertas ao lado de um “x”.
A ação foi anunciada pela área de Políticas de Gênero e Diversidade e aconteceu depois de uma petição coletiva organizada por grupos feministas que reuniram mais de 11 mil assinaturas. A EMT, em conjunto com o coletivo Microrrelatos Feministas, promoveu a campanha para evitar essa postura dos homens.
“A missão desse novo ícone é recordar a necessidade de manter um comportamento cívico e respeitar o espaço de todo mundo a bordo do ônibus”, afirmou a empresa em comunicado. A EMT também informou que o ícone é similar aos que já existem em outros sistemas de transporte do mundo para “indicar a proibição de manter uma postura corporal que incomoda as outras pessoas”.
O ícone integra um novo painel informativo elaborado para lembrar os passageiros das principais normas e recomendações de comportamento nos veículos do transporte público. Também estão presentes imagens para ceder o assento para quem precisa, moderar no volume da voz ao usar o celular, não fumar e não colocar os pés nos assentos.
No Brasil, não há campanha semelhante em andamento.