Se você é jovem e solteira, provavelmente já passou pela sua cabeça se amarrar a alguém. Mas vamos combinar que esse ser estranho chamado “homem” tem tantas peculiaridades que precisaria vir com um manual. Minha dica é que se quiser saber mais sobre o sexo oposto, fuja dos livros de auto-ajuda, geralmente escritos por senhorzinhos PhDs, de cavanhaque, óculos e com um cachimbo pendurado do canto da boca. Mas, se ainda assim, fica curiosa para ver impressas algumas pistas sobre os caras que vêm de Marte vá de O que Os Homens Querem e as Mulheres Precisam Saber (Ed. Rocco). A diferença? Além de ser escrito pelo ex-modelo bonitão Steve Santagati, o livro cumpre bem o intuito do título. Trata-se de um manual sincero e sem véus sobre a arte de relacionar-se no início deste século 21.
É o tipo de livro que o seu colega deixa na sua mesa, dá um sorrisinho e comenta: “divirta-se”. E a gente começa a ler sem levar muito a sério, mas começa a descobrir semelhanças com a realidade. Santagati se autodefine como um “Pegador”. E ele mesmo reconhece que, num mundo ideal, as mulheres fugiriam dos Pegadores para ficar com os caras bacanas. Mas, enquanto isso não acontece, elas devem aprender a lidar com esse primeiro tipo.
O autor parte da idéia de que a mulher deve estar consciente do tipo de homem com quem está envolvida e destrincha o assunto em detalhes. Primeiro diferencia os Pegadores dos Jogadores. O Jogador é o tipo de homem superficial que apenas quer tirar uma casquinha, enquanto que o Pegador é discreto, confiante e a “maioria das suas ex-namoradas ainda são suas amigas e não desejam sua morte prematura”.
O engraçado é que o livro é tão leve e divertido que cada capítulo se transforma num convite ao próximo. Exemplo: que mulher não quer saber “Dentro da cabeça do homem: como ele vê você”, tudo saído da cabeça de quem já passou por todas as situações.
Outro ponto que rende elogio extra ao autor: em momento algum ele mostra traço de machismo ou misoginia. Ao contrário, conta que foi criado em uma casa de mulheres, dividiu apartamento com mulheres e ainda teve de se equilibrar entre duas namoradas. Santagati descreve um guarda-roupa feminino perfeito na visão de um homem, aponta locais possíveis de um encontro casual (entram aí o supermercado e a academia ), pistas sobre o interesse ou não do parceiro e até dicas para lidar com a paquera na era da mensagem de texto e da internet (box). Enfim, o livro trata o relacionamento como um jogo e apresenta as cartas que você pode ter na manga.
* * * * * *
Serviço
O que Os Homens Querem e as Mulheres Precisam Saber, de Steve Santagati; Ed. Rocco; R$ 35.
Colunistas
Agenda
Animal