Comportamento

Melhor verão: Inspire-se na curitibana Carol Lippmann e não tenha vergonha de ir à praia

Bruna Covacci
08/01/2016 15:43
Thumbnail

Fotos: divulgação/Facebook

A curitibana e relações públicas Carol Lippmann, 30 anos, nunca imaginou se tornar inspiração de ninguém. Desde pequena sofria preconceito por estar acima do peso, era excluída dos grupinhos de amigos no colégio e motivo de piada na turma. Segundo ela, a adolescência foi ainda pior. “Eu tinha que lidar com as minhas próprias frustrações e me amar do jeito que eu era”, conta. É claro que ela queria ir para a praia com as amigas! O problema é que, quando estava lá, ficava sentada: “a vergonha de mostrar o meu corpo era maior do que a vontade que eu tinha de entrar no mar”, lembra. Lutou contra ela mesma. Fez terapia, diferentes tipos de dietas e até tomou remédio para emagrecer. “Eu não devia ter feito nada disso, minha vida mudou a partir do momento em que descobri que a felicidade estava dentro de mim”, diz.
No fim do ano, ela postou uma foto sua de biquíni no Facebook com a seguinte legenda: “E gorda de biquíni na praia? Tá tendo! E não é coragem, é liberdade!”. A repercussão foi tão grande que ela recebeu mais de 53 mil curtidas, muitos comentários e 740 compartilhamentos. Para ela, é uma alegria muito grande ver um resultado tão positivo em uma postagem considerada, por ela mesma, polêmica. “Acredito que consegui expressar em uma foto a liberdade que muitas mulheres acima do peso se proíbem de ter. Parece muito simples, mas há todo um processo de aceitação e de conflito com o tal corpo ideal”, explica.
Carol defende que não existe corpo perfeito se dentro dele não há uma mulher feliz. E que, acima de tudo, o mais importante é o amor próprio e a autoaceitação. Além disso, existe a preocupação com a saúde: “se seu corpo não está saudável trate-o. Seja você magra ou gorda! Nem toda gorda é doente e nem toda magra é saudável”, fala. Para a felicidade da blogueira e de muitas outras mulheres que viveram anos sendo hostilizadas e ofendidas pelo seu biotipo, o conceito de corpo de capa de revista está mudando e a beleza real cada vez mais valorizada.
Ainda assim, ela acredita que a baixa autoestima das mulheres acima de peso se deve, em grande parte, ao mundo da moda. “A dificuldade de encontrar roupas em tamanhos grandes limita muito as opções na hora de se vestir. Sempre tive criatividade para montar meus looks e por isso recebia muito elogios na rua, restaurantes e até no ônibus. Com isso, fui incentivada a mostrar isso a outras pessoas e aí a ideia do blog surgiu”, explica. Felizmente o cenário da moda plus size melhorou muito nos últimos dois anos e hoje em dia existe até o Fashion Weekend Plus Size, evento que mostra as novidades da moda com desfiles e workshops.

Enquete

Como você escolhe a alimentação do seu pet?

Newsletter

Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!