Comportamento

Novo perfil de voluntariado se adapta à era digital

conteúdo Agência Estado
13/05/2016 16:05
Thumbnail
No mundo atual, pautado pela tecnologia de informação, muitas atividades ganham uma dinâmica melhor se os produtos e serviços tiverem, além da original seriedade, uma abrangência infinita de parceiros. Pela internet é possível se nutrir de redes de voluntariado, cuja finalidade é propiciar uma variedade de atividades com enfoque absoluto ao bem-estar da humanidade. Na medida em que uma ferramenta de primeiros socorros ou rápidas informações é disponibilizada economiza-se energia e se ganha tempo na resolução dos problemas.
De fácil manipulação e utilização, o site Planeta Voluntários nasceu com a premissa de fortalecer parcerias, agregar conhecimento e disseminá-lo, seja no eixo social, cultural, científico ou beneficente. Cada atividade é desenvolvida com a determinação de se buscar caminhos retos e rápidos, com o propósito de atuar na imediata resolução, pois muitas vezes, uma resposta, uma alternativa ou mesmo uma sugestão, por simples que seja, pode estar a quilômetros de distância.
LEIA MAIS
Segundo Dr. Antonio Carlos Reichelt, responsável pelo Portal Aklinica e colaborador ativista do Planeta Voluntários, com os parceiros e colaboradores se forma um expressivo banco de dados e em poucos minutos se pode atuar na prática através da permuta comunitária. “É a forma instantânea de agir e reagir. Na última década grandes avanços se consolidaram pelas atuações da mídia eletrônica.”
Muitos casos considerados difíceis foram resolvidos. Encontraram-se pessoas há muito tempo procuradas; disseminou-se ajudas coletivas em prol de vítimas de catástrofes e conseguiu-se repassar a importante e boa informação.
“É bem verdade que há muitos instrumentos servindo várias populações hoje em dia. No caso do Planeta Voluntários, além de se caracterizar como uma organização que prima pela absoluta benevolência, há na espinha dorsal dos objetivos um imensurável potencial profissional, utilizando a rede para ser e não para ter”, afirma Antonio Carlos.
Muitas pessoas acreditam que a internet, as redes sociais e até mesmo a tecnologia servem para afastar as pessoas. O Planeta Voluntários não, sua missão é aproximá-las resultando num efeito somatório, possibilitando dividir o que se precisa para que as pessoas tenham dias melhores, anos melhores e uma vida melhor.