Comportamento

Perfil do Instagram ironiza fotos de modelos com comida

Camille Bropp Cardoso
23/06/2015 13:30
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A brasileira Mariana Weickert posa com um cachorro-quente: será que ela comeu mesmo? (Imagem: Reprodução)
Na terra de ninguém chamada internet, já é recorrente usar as redes sociais para forjar pequenos momentos da vida — tudo por uma bela foto. Um perfil no Instagram — atualmente com mais de 284 mil seguidores — decidiu escancarar isso com foco em uma modalidade prosaica de foto: as de comida.
De autoria anônima, o You Did Not Eat That expõe fotos em que persiste a dúvida sobre se o fotografado realmente comeu o que tem nas mãos. São imagens que parecem ter sido feitas (e postadas) apenas por serem bonitas ou para simples fins publicitários.
A blogueira brasileira Julia Farias; Emily Dickinson, do Cupcakes and Cashmere; e a modelo Jessa Hinton.
A blogueira brasileira Julia Farias; Emily Dickinson, do Cupcakes and Cashmere; e a modelo Jessa Hinton.
Nas fotos aparecem celebridades — em especial, modelos como a alemã Heidi Klum e a brasileira Mariana Weickert — e webcelebridades. No último grupo, figuram principalmente instagrammers e bloggers, que abordam na internet temas como moda, beleza e fitness. Há ainda anúncios publicitários (destaque para os de empresas de fast food).
Uma instagrammer posa com hambúrguer; outra, com um pote de Nutella; e Heidi Klum, faz que come um McDonald's em uma viagem de primeira classe.
Uma instagrammer posa com hambúrguer; outra, com um pote de Nutella; e Heidi Klum, faz que come um McDonald's em uma viagem de primeira classe.
Em entrevista à NY Mag, o autor do perfil (que diz agir sozinho) conta que trabalhou com moda e mídia por quase dez anos. “Sinto que os blogs certamente mudaram tudo, sabe, no estilo de vida que as pessoas andam divulgando — chegou a um ponto meio absurdo”, diz. “Essas garotas se vestem com as roupas mais caras que têm, provavelmente emprestadas ou dadas. Fingem estar em West Village [Nova York] ou Veneza, ou qualquer lugar assim, comprando doces ‘chiques’ e se fotografando enquanto usam seus sapatos Valentino”. Para o autor do perfil, alguém precisava apontar a bizarrice desse conjunto.
O autor também citou a publicidade “disfarçada” em fotos de comida. “Um mês atrás, vi uma dúzia de blogueiros em volta de uma mesa de sobremesas, tirando fotos para divulgar a marca dos óculos escuros que estavam perto dos macarons. Depois, foram embora sem comer nada. Foi tudo tão falso!”, lembra.
Apresentadora tailandesa faz que come sanduíche; blogueira fitness posa com lanche; e a modelo Bar Rafaeli olha, enigmaticamente, para um sorvete.
Apresentadora tailandesa faz que come sanduíche; blogueira fitness posa com lanche; e a modelo Bar Rafaeli olha, enigmaticamente, para um sorvete.
Ele (ou ela), porém, afirma entender o porquê de essa fórmula (um tanto barata, convenhamos) ser tão popular. “Funciona. Estão conseguindo milhares de curtidas, apesar de ninguém acreditar nessas fotos”.
Como resposta, o perfil recebe mensagens como “sim, eu comi isso”. Uma blogueira fitness escreveu: “sim, eu comi aquilo e depois corri para caramba para poder comer”. Em outros casos, a resposta foi um block — assim fez Emily Schuman, blogueira do Cupcakes and Cashmere, por exemplo.
A modelo fitness Paige Hathaway; e os modelos Zoë Hoad; e Maor Luz.
A modelo fitness Paige Hathaway; e os modelos Zoë Hoad; e Maor Luz.
Apesar do tom irônico, o administrador do perfil garante que o propósito de tudo é dar risada. “Há muitos blogueiros que eu zoo ou dos quais posto foto, e eles entendem, entram na brincadeira, até me marcam nas fotos. As pessoas podem rir disso e também ser parte disso”, avalia. “Quero dizer, estamos falando de blogs de moda, oras”.
A iniciativa não foge das críticas também de internautas. Na foto acima, de Mariana Weickert, é possível ver o questionamento de um deles: “imagine o que as pessoas falariam se um perfil postasse fotos de mulheres acima do peso comendo saladas e questionasse se elas realmente estão comendo aquilo”.