Comportamento

Pesquisa aponta as mulheres mais notáveis do Brasil

Redação
09/09/2016 16:00
Thumbnail
Depois de entrevistar dois grupos de mulheres – de duas gerações diferentes – o Instituto Qualibest levantou duas listas com mulheres mais notáveis do Brasil. Cada lista tem 12 nomes. O curioso é que, independente da idade das entrevistadas, as listas apontam nomes parecidos. Fernanda Montenegro, Taís Araújo, Cora Coralina, Marta e Maria da Penha, por exemplo, aparecem nas duas listas.
As entrevistadas do grupo X (entre 25 e 45 anos) incluíram nomes como o de Irmã Dulce, Raquel de Queiroz e a da médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral do Idoso e que trabalhou a maior parte da vida em Curitiba, na lista. Já as entrevistadas do grupo Z incluíram nomes como o das cantoras Pitty e Cássia Eller na lista das mais notáveis.
A médica Zilda Arns aparece nas listas das brasileiras mais notáveis, indicadas pelo grupo de pesquisa com idade de 20 a 45 anos. Foto: Divulgação.
A médica Zilda Arns aparece nas listas das brasileiras mais notáveis, indicadas pelo grupo de pesquisa com idade de 20 a 45 anos. Foto: Divulgação.
Um dos objetivos da pesquisa, intitulada “A Flor deste botão: a novíssima geração das mulheres brasileiras” é mostrar as diferenças de opiniões e pensamentos entre as mulheres da duas gerações.
Para realizar o estudo, o Instituto utilizou um mix de metodologias e de abordagens, todas digitais.  Um dos resultados foi a montagem de um “Calendário das mulheres notáveis brasileiras”, que retrata a visão das meninas sobre quem se destaca como mulher no Brasil.
LEIA TAMBÉM
A partir de nomes sugeridos por elas mesmas na etapa qualitativa (ou a partir de um olhar analítico sobre os resultados qualitativos) 24 nomes foram indicados numa etapa quantitativa, dos quais chegou-se em 12 nomes, respeitando diferenças estatísticas entre as gerações Z e X. Ao todo, foram feitas 1,3 mil entrevistas.
Por meio de entrevistas e questionários online e também com base em opiniões colhidas em blogs, diários digitais e postagens do Facebook, o estudo identificou as 12 mulheres mais admiradas por cada um dos grupos etários.
Para as mais jovens, a atriz Taís Araújo foi apontada como a figura feminina mais notável. Já entre as mais velhas, o topo da lista ficou com a atriz Fernanda Montenegro. Maria da Penha, Tarsila do Amaral e a jogadora Marta aparecem nas listas dos dois grupos etários. Veja quadro com os nomes das eleitas por cada uma das gerações: