Paquerar também exige uma certa dose de elegância. Confira as dicas da consultora de etiqueta Ligia Marques:
• Na hora da conquista: “Gentileza e educação nunca serão demais e toda mulher adora homens assim. Muitos deles hoje em dia ficam inseguros ao tomarem atitudes mais ‘antiquadas’ como, por exemplo, abrir a porta de carro, pagar conta de restaurante e enviar flores, mas é sabido que as mulheres notam a diferença e gostam de ser bem tratadas. Telefonar durante o dia, saber como a pessoa passou a noite após ter saído com ela pela primeira vez, ligar no dia seguinte, mandar um cartão, tudo isso é nota dez.”
• Na hora de “dispensar” alguém: “Sinceridade é fundamental. Se o relacionamento não deu certo não vale ficar ‘enrolando’, mas é preciso ser o(a) mais cuidadoso(a) possível, para não deixar a pessoa se sentindo culpada pelo fracasso. Assumir a culpa com um ‘o problema não é com você, mas comigo’ ajuda a suavizar. Sempre procure explicar os motivos, conversar a respeito (mesmo que odeie fazer isso), ligar depois de uns dias para saber se a pessoa está bem, e se houver necessidade sair para um café e conversar mais um pouco (mas sem ter nenhuma recaída) até a pessoa aceitar a situação. Se puder continuar com uma amizade, seria perfeito.”
• Paquera na internet: “É preciso cuidado e sinceridade. Nunca vá de olhos fechados a um encontro e espere sempre menos do que o fulano prometeu virtualmente. Caso a decepção seja inegável, vale tomar um café, comer uma pizza e dizer com sinceridade que não seguirá adiante pois estava fantasiando um pouco e a realidade não era aquilo. Pela internet não há como se ofender caso haja decepção. Está implícito que isso pode ocorrer e que ambos estão dispostos a aceitar uma negativa.”
• Dar o próximo passo? “Cada caso é um caso, mas vale sempre perceber e respeitar o tempo do outro. Não forçar a barra é fundamental. Tentar perceber se a pessoa está mesmo a fim antes de ‘atacar’. Geralmente, não é muito atraente a mulher tomar uma iniciativa muito ousada. Vale seguir os mais antigos e esperar que isso parta do homem. Apesar de alguns gostarem disso (geralmente os mais inseguros), a maioria prefere fazer a ‘côrte’, como todo macho da espécie. Um charmezinho faz milagres nessa hora e vale ter um pouco de paciência.”
• Como se vestir? “Cada um deve seguir o seu estilo, sem exagero. Nada de muito decote ou transparência num primeiro encontro. Parece vulgar e oferecido demais. Também não precisa ir ao outro extremo. Uma roupa levemente sensual é o melhor. Acessórios de qualidade também vão compor uma boa imagem, tanto para o homem quanto para a mulher. É preciso impressionar. Cabelos, unhas, perfume … nada pode ser esquecido (vale também para as roupas íntimas que devem ser bonitas e novas).”
• Paquera no escritório: “Perigo a vista. Não se envolver com colegas é uma boa atitude. Se não tiver jeito, procure a maior discrição possível e quando terminar não vale prejudicar a produtividade da empresa por causa de ciúme ou algo do gênero. Caso se envolva com alguém, evite demonstrar isso em público.”
• Como puxar papo? “Procure assuntos que domina bem. Não inicie com uma conversa sobre as condições climáticas que isso já te denuncia como uma pessoa pouco à vontade. Se for tímida demais, espere que o outro puxe a conversa. Usar a linguagem corporal de forma adequada é muito importante, pois seu corpo fala por você. Observe-se (olhe sempre nos olhos do outro, não cruze os braços, não fique com tiques nervosos).”
Jogo de sedução
Os maiores erros dos homens:
• Tornar-se amigo demais
• Virar um sedutor barato
• Demonstrar interesse excessivo ou carência
• Não alimentar ambições próprias ou a auto-estima
Os maiores erros das mulheres:
• Não ter uma vida própria dentro da relação
• Transferir as suas decepções para os novos relacionamentos
• Não ser autêntica. Tentar parecer mais jovem ou mais sensual do que é
• Andar sempre em turma. Por que não dar uma volta sozinha até o bar?
• Ser antipática. O cara que se aproximou talvez não seja interessante, mas o amigo dele pode ser…