Comportamento

Transforme desculpas em atitudes positivas no trabalho

Da redação
11/11/2015 12:26
Thumbnail
Quem nunca fez uso das seguintes frases no trabalho: “Desculpe, mas eu só trabalho aqui”, “Isso não é problema meu”, “Não é meu trabalho”, “Sempre fizemos assim” e “Ninguém me avisou”? Atitudes assim no mundo corporativo fazem parte de uma mania de “desculpability”, termo usado pelo consultor e escritor João Cordeiro para explicar a arte de encontrar culpados, durante a HSM ExpoManagement 2015.
Procurar sempre pelo outro culpado pelo trabalho que não foi feito, ou que está atrasado, impede que os projetos sejam mais efetivos, mas há uma solução. De acordo com o consultor, a “desculpability” deve ser substituída pela “accountability”, ou a forma de agir e pensar como dono da situação. Quer um exemplo?
“A pessoa deveria ir para uma reunião com ideias em invés de ir ‘armado’, para apontar culpados ou só dar justificativas para as atividades que não foram executadas. É uma ilusão achar que o problema do outro não é nosso”, diz Cordeiro.
Como ser mais “accountability”, ou tomar para si a situação
1. Pense como dono;
2. Tenha ambição e coragem para empreender;
3. Sonhe grande;
4. Esteja atento às oportunidades;
5. Faça (e não fique apenas sonhando);
6. Seja transparente;
7. Dê e aceite feedbacks;
8. Tenha interesse genuíno;
9. Gere resultados – mas aceite erros e consequências;
10. Acabe com a “desculpability”.