Longevidade

Eduardo Novaes Ramires

Eduardo Novaes Ramires

Eduardo Novaes Ramires é embaixador Aging 2.0 Curitiba

Vida longa e próspera ao voluntariado!

Eduardo Novaes Ramires
Eduardo Novaes Ramires
25/05/2024 19:55
Thumbnail

São inúmeras as atividades que podem ser desempenhadas como voluntário, desde a distribuição de refeições até funções administrativas em ONGS, por exemplo. | Bigstock

“Quem é solidário não fica solitário”.
A Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021 foi o último grande levantamento sobre o tema realizado em nosso país. Envolveu entrevistas em oito capitais e uma delas foi Curitiba. Os dados indicaram que 56% da população adulta, na época, fazia ou já tinha feito alguma atividade voluntária em algum momento da vida.
Indicaram ainda um crescimento do voluntariado ao longo do tempo. Em 2001, esse grupo representava 18% da população e em 2011 subiu para 25%. A idade média dos voluntários também aumentou, de 39 para 43 anos.
Esses resultados são animadores, mas ainda temos muito a caminhar, porém. A ação voluntária ainda é vista, na cultura brasileira principalmente, como um ato de caridade e amor ao próximo. O que é verdadeiro, mas nos países onde o voluntariado é mais frequente e estruturado, destaca-se também o aspecto de cidadania.
Existem várias conexões valiosas entre voluntariado e longevidade, além do fator óbvio de mais tempo disponível e flexibilidade de horários. Listamos alguns pontos a seguir:
  • Combate a solidão, pois o trabalho voluntário envolve frequentemente contato presencial com pessoas de diferentes realidades e faixas etárias;
  • Proporciona a sensação de pertencimento e utilidade, algo inerente ao voluntariado;
  • Permite aplicação prática de seu cabedal de conhecimento e vivências, seja na sua área de atuação profissional ou em outras que envolvem hobbies e artesanatos, por exemplo;
  • Possibilita uma contribuição à sociedade, pois o trabalho voluntário realizado por longevos têm um impacto positivo significativo para a sociedade.
Segundo a pesquisa mencionada acima, voluntários doaram, em 2021, cerca de 12 bilhões de horas. Se fizermos uma conta bem simples, considerando que a hora voluntária tenha um valor médio de R$ 20, o impacto econômico do tempo doado seria de R$ 240 bilhões! Com a rápida mudança demográfica em curso no Brasil, a participação de idosos dentre os voluntários tende a aumentar rapidamente e o potencial de contribuição é gigantesco.
O voluntariado fortalece a sociedade, ao promover valores que estimulam práticas cívicas, solidárias e participativas, criando um cenário de benefícios mútuos para as organizações sociais, para as pessoas atendidas por elas e também aos próprios voluntários.
Você já realizou alguma atividade voluntária? Qual sua opinião sobre o que foi exposto aqui? Se ainda não realizou qual- quer atividade voluntária, procure entidades que se afinam com suas aptidões e habilidades, ou acompanhe amigos e amigas que já fazem parte de alguma ação voluntária!