Moda e beleza

A rainha do ready-to-wear

BRUNA COVACCI, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO
05/12/2013 02:28
Como foi criar uma marca própria?
Queria algo com a minha identidade. Então, agreguei um conceito de lifestyle com várias categorias de produtos e fugi da tendência minimalista que vigorava na época. Projetei minha primeira butique, em Nova Iorque, para dar a impressão de que eu estava na minha própria casa, e não em uma loja de varejo tradicional.
De onde vem a sua inspiração?
Grande parte é influência de um estilo único e pessoal dos meus pais (Buddy e Reva). Mas também a encontro no meu amor pela arte, música, cultura e viagens. Tudo isso se reflete em minhas coleções, como as estampas gráficas, as cores fortes e os detalhes exclusivos.
Como foi a expansão da marca para Curitiba?
O resultado das lojas no Brasil me entusiasmou a expandir para o sul, especificamente para Curitiba. Também não podemos ignorar que o mercado de luxo cresce rapidamente na cidade e há grande oportunidade de varejo.
Por que você acha que a Tory vai ganhar o gosto das curitibanas?
Muitas mulheres da cidade viajavam à Nova York e eram minhas clientes, assim, fica mais fácil saber o que gostam. São clássicas e querem coisas novas ao mesmo tempo. Na loja, além do ready-to-wear, elas encontram bolsas, sapatos e swimwear com uma modelagem especial para as brasileiras.
O que é a Fundação Tory Burch?
Trata-se do apoio ao crescimento econômico de mulheres empreendedoras. Funciona por meio de doações a microfinanciamentos. A Fundação investe no sucesso e sustentabilidade dos negócios de pequeno porte e é algo que já faz parte do nosso DNA.
E as estampas?
A inspiração para a criação delas vem de todos os lugares, mas não desenhamos todas as padronagens, algumas delas compramos de amostras antigas. Procuramos algo que amamos e damos uma nova cara.
A sapatilha Reva é um best-seller da marca em todo mundo. Na sua opinião, por que ela faz tanto sucesso?
Além de carregar o nome da minha mãe, acho que o sapato une conforto, estilo e um bom preço. Ela tem um valor justo e é superconfortável. Procuramos aperfeiçoá-la ao longo dos anos e também nos preocupamos com sua distribuição.
E a sua relação com a internet?
Acho engraçado eu ter sido considerada como uma das primeiras designers a “perceber o poder da internet”. Gosto dessa ferramenta como uma forma de aproximação, no meu twitter, tenho meus clientes (São 270.435 seguidores no twitter). Também mantenho o Blog Tory, atualizado regularmente.