“Uma franja é essencial para qualquer corte de cabelo”, diz o hair stylist Nélio Ramos, do salão Expert. Para ele, é apenas uma questão de descobrir qual estilo combina com cada cabelo e formato de rosto. Abaixo, ele dá algumas dicas de como arrumar cada um dos tipos de franja.
Essa é a franja verdadeira, na linha das sobrancelhas ou logo abaixo. “Ao contrário do que muita gente pensa, esse estilo é bem democrático, só não indico para pessoas que tem a testa muito curta (já que a franja pode acentuar isso) ou cabelo muito ondulado”, explica Ramos. Para arrumar, não há muito segredo: apenas escove com ajuda do secador e evite aplicar produtos como spray ou pomadas, para não deixar os fios pesados.
Esse estilo de franja é bem versátil – pode ser usada dividida dos lados ou ao meio. “Para modelar, gosto muito de usar um pouco de pomada – coloco um pouco nos dedos e vou passando aos poucos nos fios, tanto na franja quanto no restante do cabelo, para deixa-los com mais volume”.
Quem tem medo de cortar a franja e se tornar “escrava” do mesmo penteado, deve optar pelas versões mais longas. A franja longa pode tanto ser usada para os lados – no dia a dia, por exemplo – como pode ser “escondida” em um penteado mais formal. “Com ajuda de um spray de fixação, eu vou aplicando aos poucos e modelando os fios com os dedos, de forma a fazer um falso moicano, que é um penteado superatual”, explica Nélio.
Fotos: Mel Gabardo/Gazeta do Povo
Serviço Modelos: Amanda Gaio e Débora De Conto, da Staff Models, site www.staffmodels.com.br. Marina Celinski, da Royal Models Agency, site www.royalagency.com.br.