Moda e beleza

As várias faces do LAB Moda Curitiba

Luís Lima, especial para a Gazeta do Povo
13/11/2011 02:12
A segunda edição do LAB agitou a cena fashion local e mostrou o que há de mais novo na produção da moda paranaense: roupa autoral, tendências revisitadas e voz própria. Confira os looks de algumas das 18 marcas que passaram pela passarela principal do evento
Nowhere (foto 1)
Coleção: em referência ao filme Cisne Negro, a marca jovem Nowhere, das estilistas Isabella Berti e Denise Kim, apresentou um cenário de bailarinas imperfeitas. Na passarela, fitas de cetim, collants cor-de-rosa e sapatilhas combinadas com jaquetas de couro e calças e shorts rasgados.
Tendência: na onda urbana, a marca brinca com peças clássicas combinadas a outras mais ousadas. Acabamentos impecáveis e acessórios cool complementam os figurinos.
Look: na foto, jaqueta de couro verde com tachas, saia tule e laço no cabelo compõem uma “bailarina rocker”.
Kah von Novack (foto 2)
Coleção: em “A Rainha da Noite”, Kah Von Novack se inspirou na urbanidade e nos símbolos da cultura de massa, compondo looks de forte impacto visual. Entre o pop e o sublime, o estilista misturou imagens cruas da mídia com a estética da realeza.
Tendência: a marca aposta em símbolos modernos, com cores marcantes e expressivas, criando uma estética bastante chamativa, que flerta com o surrealismo.
Look: ao lado, combinação arrojada que brinca com a formalidade da gola alta amarela e a bermuda underground, em referência à alegoria urbana e híbrida proposta pela marca.
Renan Negrão (foto 3)
Coleção: a estética da cidade foi a fonte de inspiração do estilista curitibano Renan Negrão, na coleção Street Sounds. Focada no público jovem, a marca traz peças modernas que dialogam com formas e cortes tradicionais.
Tendência: peças mais clean, com tons acinzentados, formam o ambiente urbano de Renan, que aposta numa produção mais sofisticada, com detalhes discretos.
Look: na foto, produção arrojada, com estampa suave combinada ao clássico jeans.
Irmãs Green (foto 4)
Coleção: em “A Teia da Vida”, assinada pela estilista Hieda Oviar, a marca Irmãs Green propõe a união entre o futuro e o primitivo. Na passarela, peças inspiradas no contato direto com a natureza e a sustentabilidade.
Tendência: eco-friendly, a marca apresentou peças feitas a partir de fibras de bambu e tecidos reciclados de algodão. Cinza, bege, azul royal e gelo compõem peças de tons mais neutros produzidas com bordado e recortes manuais.
Look: vestido de fibra de bambu suspenso por corda confere frescor e leveza ao look da marca.
Maribella (foto 5)
Coleção: inspirada na França de Brigitte Bardot, a estilista Luciana Silva apresentou combinações com design jovem e formas que valorizam o corpo feminino. A marca Maribella tem a proposta de criar peças para a mulher se sentir confiante e elegante, com peças que vão do 36 ao 54.
Tendência: a marca defende um estilo clássico repaginado. A grande aposta é no universo feminino, formatado nos tons vibrantes do verão.
Look: seguindo as tendências internacionais, a marca fez referências ao color block. Na foto, elegância, romantismo e feminilidade na roupa que contrasta o preto e branco do collan com o tom vibrante da saia.
Renan Aragão
Coleção: “Street Sounds”,com as peças inspiradas no movimento pulsante do ambiente urbano, retratados nas cidades, como um ser vivo e inteligente.
Tendência: Em contraste às estampas suaves e jeans da moda masculina, os looks femininos possuem maior diversidade de cores e acabamentos, com peças unidas pela proposta urbana e jovem da marca.
Look: cores quentes e movimento dão a sensação de versatilidade e conforto à peça.
Soraya da Piedade
Coleção: em “Etona”, Soraya buscou o referencial de sua produção no artista plástico António Tomás Ana. As formas e cores das obras do artista angolano serviram de base para a produção da coleção, composta de tons suaves e design contemporâneo.
Tendência: Formas geométricas acentuadas pintadas em cores suaves dão o tom ao desfile, que também aposta nos contornos estruturadas.
Look: Vestido branco com acabamento bem trabalhado e caimento leve conferem elegância e desenvoltura à modelo.
Lumehair
Coleção: inspirada na diva da MPB Clara Nunes, “O Mar de Clara”, assinada pelo estilista Luiz Mendonça, buscou referências em várias fases da cantora mineira. O estilista aprofundou a criação dos croquis ouvindo interpretações da cantora, que adotou diversos visuais em sua carreira.
Look: cabelo discreto, em forma “natural chic”, e vestido leve refletem a cara do verão brasileiro.
Tendência: Cores tropicais e roupas frescas refletem a brasilidade da coleção, que aposta nos tons vibrantes e riqueza de detalhes.
Centro Europeu
Coleção: bastante diversa, é composta por looks produzidos pelos alunos formados no curso de design de moda da escola. Produções jovens e ousadas conferem autenticidade ao conjunto.
Tendência: plural, a coleção aponta para várias tendências: desde o clássico chic ao pop contemporâneo.
Look: romântico e elegante, o vestido justo, todo trabalhado em detalhes em vermelho, contrasta com o movimento da saia preta.
Cocch
Coleção: a essência sofisticada e feminina da marca Cocch trouxe à passarela cores vibrantes e formas delicadas em roupas inspiradas na “Cinque Terre” italiana, região que reúne cinco cidades construída sobre rochas.
Tendência: a marca aposta nos detalhes e modelagens, valorizada pela riqueza de cores vivas e marcantes.
Look: o vestido, iluminado pelo amarelo, faz a combinação ideal com o azul sereia dos brincos e do cinto.
NovoLouvre
Coleção: “A Tela em Branco”, da estilista Mariah Salomão Viana, traz peças brancas, valorizadas pela forma e contorno. “O meio é a mensagem”, frase do filósofo Marshal McLuhan, serve de pretexto criativo para as peças em branco, nas quais são projetadas a mulher contemporânea, cidadã da aldeia global.
Tendência: Todos em branco, a marca apresentou looks sofisticados e elegantes, ressaltados por acabamentos modernos e bem definidos.
Look: Vestido ombro a ombro monocromático com acabamento moderno e arrojado.