Moda e beleza

Biquíni avisa quando precisa aplicar protetor solar

Da redação
27/01/2016 15:42
Thumbnail
Um biquíni inteligente e conectado.  A invenção é de uma empresa francesa de trajes de banho e está fazendo sucesso nas redes sociais e a função básica é indicar quando o usuário precisa aplicar novamente o protetor solar ou procurar uma sombra para se refrescar.
A tecnologia, no entanto, não está necessariamente no tecido da peça, mas em um sensor removível que mede a incidência dos raios ultra-violeta e envia um alerta a um aplicativo para smartphones antes de a pessoa começar a se tornar um camarão. O aplicativo, disponível para Android e iOS, tem funcionamento simples – embora esteja francês – basta informar o tipo de pele e a tecnologia calcula o tempo ideal de exposição ao sol com base no clima e na incidência de raios UV daquele dia. Quando o tempo limite é antigo, o sensor envia a notificação para dispositivo móvel.
Para quem não usa biquíni, no caso dos homens,  é possível usar o mesmo sensor – que também tem tecnologia RfiD – preso a uma toalha; o funcionamento é exatamente o mesmo. Outra função interessante presente no mesmo sensor vai tranquilizar muitos pais em dias de praia lotada. Além de avisar a hora de sair do sol, o aplicativo é capaz de interagir com o sensor para avisar quando seu filho se afasta da família. Caso você não perceba, e seu filho ou filha ultrapasse os 50 metros de distância, um alerta soa no smartphone evitando que a criança se perca na multidão.
O biquíni, feito sob encomenda – já está disponível para envio para o Brasil – é meio carinho: custa a partir de 150 euros, pouco mais de 500 reais. A toalha com a mesma tecnologia sai por 100 euros; cerca de 350 reais.