Vendida desde 1955 a
Chanel Flap Bag Clássica, ou
2.55, serviu como fonte de pesquisa para o site norte-americano
Baghunter para entender a
valorização do preço desse acessório de luxo ao longo dos anos. Na época do seu lançamento, fevereiro de 1995, a bolsa 2.55, da Chanel, custava US$ 220. Em 1990 o valor da peça nas prateleiras da marca francesa subiu para US$ 1.150.
Mas é a partir de 1990 que a Chanel começou uma nova estratégia de preço e marketing que levou seu
produto a um crescimento exponencial impressionante ao longo dos anos. Em 2005 a bolsa 2.55 custava US$ 1.650, em 2010 subiu para US$ 2.850, foi para US$ 4.400 em 2012 e em maio deste ano está custando US$ 4.900. Ou seja,
a bolsa teve uma valorização de 71,92% entre 2010 e 2015, superando a valorização de
apartamentos nos Estados Unidos, bem como a inflação. Para uma referência mais local,
a valorização da caderneta de poupança no Brasil, no mesmo período de cinco anos (2010 a 2015) foi de 49,46%.