Moda e beleza

Brilho, recato e esportividade no quarto dia do Fashion Rio

Roberto Couto
13/01/2012 23:15
Walter Rodrigues parece ter buscado inspiração na cultura Amish, grupo religioso que vive em comunidades fechadas nos Estados Unidos, para a sua coleção de inverno, destaque do quarto dia do Fashion Rio, que vai até este sábado (14) na capital fluminense. Nesta sexta-feira (13), o estilista colocou na passarela sua tradicional alfaiataria impecável em casacos que vão até a altura dos joelhos, saias longas e esvoaçantes e camisas muito trabalhadas, mas bastante recatadas. Coletes também apareceram em diversos looks, como forma de sobreposição. Alguns tecidos escolhidos foram o crepe, a seda e o tricoline. A grife apostou no preto e no cinza, com raras concessões para o vermelho e o azul royal, em alguns looks.
Com direito à top model paranaense Isabeli Fontana abrindo e fechando o desfile, a grife Ágatha criou uma coleção com muito brilho para um inverno não tão rigoroso, já que os vestidos têm comprimento curtíssimo. Os tecidos escolhidos foram o veludo, o tricô e o chamois. Casacos de lã fizeram as vezes de vestidos soltinhos e fechados, mas ainda houve espaço para calças e jaquetas de alfaiataria. Destaque ainda para os looks com pelos. Nos pés, ankle boots de salto alto. O preto, o cinza, o vermelho e o verde dominaram a passarela.
Todas as bossas
Na quarta-feira (11), a semana de mostra carioca também abriu espaço para as mais diversas inspirações. A New Order, marca especializada em acessórios, propôs um inverno cheio de bolsas e sapatos com a cara das aeromoças dos anos 60. As max bags apareceram quadradonas e podem vir penduradas nas costas ou como bolsas. Também não faltaram na passarela botas e botinhas feitas em materiais espelhados como couro envernizado e plástico transparente. Na cartela de cores, marfim, caramelo, café, laranja, azul e metalizados.
A coleção da grife Espaço Fashion contemplou a paisagem carioca. Os calçadões do Rio de Janeiro apareceram em estampas geométricas em preto e branco. Houve espaço ainda para peças em tons cinza e verde musgo. Chamou a atenção os comprimentos curtíssimos das saias e vestidos.
O futurismo deu a tônica do desfile da Coca-Cola Clothing, com muitos vestidos e blusas em versões metalizadas do azul, prata e laranja. Parkas, casacos volumosos, calças coladas (para eles) e blusões com gorros também fizeram parte da coleção apresentada. Nos pés, botas estruturadas para as mulheres e coturnos para os homens.
O jornalista viajou a convite da organização do evento.