Moda e beleza

Bronze duradouro

Laura Beal Bordin, especial para a Gazeta do Povo
12/01/2014 02:07
Você sabe o que fazer para que o bronzeado se mantenha tão vivo quanto as lembranças da viagem para a praia? Os cuidados devem começar ainda na areia e continuar bem longe dela – com especial atenção à hidratação da pele, ao consumo de água e à alimentação saudável. Siga as dez dicas da dermatologista Lauren Morais para manter a pele mais bonita e saudável e confira alguns produtos que vão potencializar o bronzeado.
1 – Respeite o horário do sol. Bronzeie-se sempre antes das 10 ou após as 16 horas. Ficar o dia inteiro no sol só acarretará uma rápida liberação de melanina, que fará com que o bronzeado conquistado desapareça tão rápido quanto veio.
2 – O bronzeamento deve ser gradual. Não adianta querer pegar uma bela cor em poucas horas. O ideal é tomar sol entre uma e duas horas todos os dias, para garantir uma maior produção de melanina e um bronzeado duradouro.
3 – Use sempre protetor solar com, no mínimo, FPS 30. O protetor não inibe a produção da melanina, apenas diminui a chance de queimadura e câncer de pele. O protetor deve ser reaplicado sempre a cada duas horas, ou de hora em hora se entrar no mar ou na piscina.
4 – Capriche na hidratação. Uma pele bem hidratada não descasca e o ­­bronze se mantém por muito mais tempo.
5 – Tome uma ducha após o banho de mar ou piscina. Retirar os resíduos de cloro ou sal ajuda a manter a pele hidratada.
6 – Foco na alimentação. Alimentos ricos em antioxidantes, como o agrião, brócolis e os com grande concentração de betacaroteno, como cenoura, abóbora e demais alimentos de cor alaranjada, ajudam a manter o bronzeado em um tom mais dourado e saudável.
7 – Suplementação. Caso a alimentação não seja suficiente, existem suplementos à base de betacaroteno que podem ser manipulados e ingeridos horas antes de ir para o sol.
8 – Beba muita água! O hábito reflete em uma pele bem hidratada. Essencial para que a pele não descasque facilmente.
9 – Evite banhos quentes. Quando a temperatura da água é mais elevada a pele costuma ficar ressecada.
10 – Se você é muito branquinho, não insista! Algumas peles não têm produção acentuada de melanina e não se bronzeiam. A exposição excessiva ao sol só vai gerar queimaduras. Uma opção é recorrer aos bronzeadores artificiais e autobronzeadores.

Produtos