Moda e beleza

Camaleão do rock: 5 lições de moda que aprendemos com David Bowie

Bruna Covacci
08/01/2016 09:00
Thumbnail
A atitude do astro do rock David Bowie, que faleceu depois de uma batalha contra o câncer de 18  meses, dias depois completar 69 anos, em 10 de janeiro, é definida como camaleônica. Na sua história, com mais de 50 anos de carreira, não foi só a música que ganhou notas diferentes ao longo dos anos, mas também a imagem que criou de si próprio. Com fases de estilos diferentes, ele passou do glam rock com muito glitter, usou roupas andróginas (coisa que só está virando usual nos dias de hoje!) e flertou com a elegância contemporânea.
Bowie causou um grande impacto na cultura pop com as roupas quase fantasiosas com que se apresentava na década de 1970, quando incorporou o personagem Ziggy Stardust. Na década de 1980 ele se adotou um visual yuppie, com ternos bem cortados, rosto limpo e topete com gel da fase do disco “Let’s Dance”. A ousadia voltou com força nos anos 1990 e depois se tornou um estilo mais sóbrio e minimalista.
January 10 2016 – David Bowie died peacefully today surrounded by his family after a courageous 18 month battle… https://t.co/ENRSiT43Zy
— David Bowie Official (@DavidBowieReal) January 11, 2016
Acima, o anúncio da morte de Bowie no perfil oficial do astro.
Confira cinco lições de moda que ele ensinou:
1. Cabelo vermelho
Mullets e fios arrepiados. Em meados de 1972, David Bowie adotou o visual que se tornaria o mais marcante de sua carreira: Ziggy Stardust, que teve inspiração em uma capa da revista “Honey”, de 1971, que trazia uma modelo de cabelo vermelho e arrepiado. O look diferente democratizou a coloração avermelhada salões de beleza afora e fez a cabeça da rebeldia jovem à época.
2. Androginia
Engana-se quem pensa que a androginia é uma proposta inovadora. Bowie já fazia isso há muito tempo. Tudo começou já na capa de “The Man Who Sold The World”, na qual o cantor aparece deitado em um divã, com vestido e botas (foto à direita). O cantor ainda abusava da maquiagem, sem contar os diversos saltos altos.
Aliás, você conseguiria ser performático com essa plataforma?
3. Muita estampa
Pode arriscar, sim! Brilho, cores vibrantes e estampas criativas também chamavam atenção nos looks do cantor, que, dava preferência aos desenhos geométricos, listras e poás.
4. Alfaiataria é sempre cool
Na fase mais conservadora Bowie apostou na alfaiataria sem deixar de ser original. Os coletes e camisas ganhavam cor (vermelho, azul, tons pastéis…). Foi desse estilo que Bowie pegou a inspiração para se vestir até hoje, quando mantém um estilo mais formal.
5. Acessórios
Quanto mais, melhor. As peças marcantes como o brinco de argola, colares longos, lenços, gravatinhas e suspensórios complementavam os looks do cantor. Com ele, no mínimo, os óculos tinham lente azul e os sapatos eram botas enormes de vinil.