Capa da Vogue Itália com Gigi Hadid é alvo de críticas por racismo
Redação
04/05/2018 10:22
Capa da edição de maio traz a modelo com a pele mais bronzeada. Imagem: Reprodução | Carolina Werneck Bortolanza
Na edição de maio, a versão italiana da revista Vogue traz na capa a modelo americana Gigi Hadid e alerta: “alta voltagem: Gigi Hadid por Steven Klein”. Poderia ser apenas mais uma capa de revista de uma das modelos mais badaladas da atualidade usando um lindo look Dolce & Gabbana. Mas essa foto, especificamente, está causando polêmica nas redes sociais.
É que, na imagem, Gigi aparece com a pele muito mais bronzeada do que normalmente é. Esse tipo de prática é chamado de “black face”: trata-se de uma estratégia que, para o movimento negro, impede que pessoas negras sejam adequadamente representadas em capas de revista, peças de teatro, filmes e outros materiais midiáticos. “Outra tentativa de black face que falha miseravelmente”, disse uma pessoa nas redes sociais. Outros usuários também detectaram o mesmo problema no tom de pele de Gigi.
Enquanto algumas pessoas afirmam que esse tipo de iluminação é característico do fotógrafo, Steven Klein, outras se apressaram em lembrar que esta não é a primeira vez que a modelo é acusada de black face em uma Vogue italiana.
Há três anos, em 2015, Gigi aparecia com uma peruca black power azul e com a pele também muitos tons mais bronzeada do que o normal. Quem assinava o ensaio era o fotógrafo Steven Meisel. “A Vogue já escureceu ou bronzeou a pele de Gigi Hadid antes. Simplesmente contratem uma modelo negra, sei lá por que a indústria da moda complica tanto isso”, pontuou uma usuária do Twitter.
Photoshop
Também há, na opinião dos internautas, um excesso de edição no rosto da modelo. “Gigi Hadid não parece nada com ela mesma na capa da Vogue Itália”, disse uma usuária do Twitter. Os comentários sobre a alegada deformação no rosto da modelo são ostensivos. “Tem certeza de que é você?”, perguntam alguns.
Desculpas
Depois de toda a polêmica, a própria Gigi usou os stories de sua conta no Instagram para pedir desculpas. Ela lembrou que não tem controle sobre a pós-produção dos ensaios de que participa.
Entretanto, endereçou seu comunicado especialmente “àqueles que se ofenderam” com a situação. “Quero me desculpar porque minha intenção nunca é diminuir essas preocupações ou tirar oportunidades de outras pessoas, e eu espero que isso possa servir de exemplo para outras revistas e equipes no futuro.”
A Vogue Itália também falou sobre o problema por meio de sua conta no Instagram. Disse que sempre “respeitou e incentivou os pontos de vista criativos de fotógrafos comissionados”. E pediu “sinceras desculpas” se o resultado do ensaio causou alguma ofensa.
Leia a declaração completa de Gigi Hadid e, logo abaixo, a da Vogue Itália:
“Esta é uma foto minha voltando do ensaio da minha capa da Vogue italiana no dia 3 de abril… vocês podem ver o nível em que eu tinha sido bronzeada no set naquele dia. Por favor entendam que meu controle de um ensaio 1. não existe em termos de direção criativa 2. acaba completamente quando eu deixo o set, e qualquer coisa feita com uma foto no pós-ensaio está completamente fora do meu controle. O bronzeamento e o Photoshop são um estilo que S. Klein tem criado há muitos anos e eu acredito que isso era o que era esperado do ensaio (me mostrar criativamente de outra maneira). MAS, embora eu entenda quais eram as intenções da Vogue Itália, elas não foram corretamente executadas, e as preocupações que foram levantadas são válidas. Eu quero endereçar isto para aqueles que se ofenderam com a edição/retoque/coloração da capa. Por favor, saibam que as coisas teriam sido diferentes se meu controle da situação fosse diferente. Apesar disso, quero me desculpar porque minha intenção nunca é diminuir essas preocupações ou tirar oportunidades de outras pessoas, e eu espero que isso possa servir de exemplo para outras revistas e equipes no futuro. Há problemas reais referentes à representatividade na moda – é nossa responsabilidade tomar conhecimento desses problemas e nos comunicar por meio deles em prol de um setor mais diversificado.”
“Ao longo de sua história, a Vogue Itália sempre respeitou e incentivou os pontos de vista criativos de fotógrafos comissionados. Em nossa última sessão de fotos de Steven Klein, a ideia era criar uma história com tema de moda praia com um efeito bronzeado estilizado. Entendemos que o resultado causou alguma polêmica com nossos leitores, e pedimos sinceras desculpas se causamos alguma ofensa.”