Quando foi a última vez que você usou uma gargantilha? Pare e pense. Se você está na média dos 25 ou 30 anos, talvez os anos 90 te lembrem de alguma coisa a respeito disso, principalmente quando falamos das “tatoo chokers” – nome atual para aquelas gargantilhas de plástico que faziam parte do seu look da escola. Mas diferente da primeira versão utilizada há quase 20 anos atrás, as gargantilhas vem repaginadas e em versões que vão de joias elaboradas até fitas de cetim que podem ser amarradas suavemente no pescoço, dando um toque de feminilidade a produção.
Na temporada de desfiles para o verão 2016, marcas como Dior, Saint Laurent, Lavin, Chanel e Christopher Kane trouxeram às passarelas versões muito diferentes. Para as mais desapegadas, a versão de “lacre” apresentada por Kane é uma opção nada óbvia para aderir à tendência. Para quem não se imagina usando algo tão literal, as peças mais delicadas ou até mesmo as que são verdadeiras joias, com pedras e metal, são ótimas pedidas.
Dior aposta na gargantilha como um complemento ao look, quase como uma gola alta (a esq.) e Saint Laurent mostra opções para quem gosta de peças mais delicadas. Foto: Agência FotositeChristopher Kane fez uma versão minimalista e que prende levemente os cabelos (a esq.) enquanto Chanel recria gargantilhas cheias de pérolas e metais. Foto: Agência Fotosite
Separamos algumas inspirações – da passarela à vida real – para te ajudar na hora de decidir se essa tendência é para você ou não.
Na vida real
Gigi Hadid e Jamie ChungJoan Smalls e Miranda Kerr