Cinco novas fragrâncias para pessoas que buscam perfumes com cheiro de “mar”
New York Times
28/07/2017 16:26
Praias são o destino preferido dos brasileiros para tirar férias. Foto: Bigstock
Desde a Grécia antiga, as pessoas querem ter o cheiro do mar. Os arqueólogos encontraram antigos recipientes de perfume de cerca de 550 a.C. no formato de mitológicas sereias, passando a ideia de que a fragrância pode ser tão sedutora a ponto de causar um naufrágio.
A busca moderna por perfumes aquáticos começou na década de 1980, quando um aroma químico chamado calone se tornou popular nas casas de fragrâncias. Nos anos 90, os aromas minimalistas de algas estavam na moda: CK1, Acqua di Gio e L’Eau d’Issey estavam entre os mais populares da década, todos com notas náuticas: algas, melão gelado, conchas. De repente, todo mundo queria cheirar como se tivesse acabado de sair de uma floresta de algas, purificado pelas águas.
A tendência até apareceu em um episódio de “Seinfeld”, de 1992, quando Kramer tem uma de suas ideias típicas. Ele diz a Jerry que quer “fazer uma colônia com cheiro de praia”, que admite que a ideia não é das piores. Infelizmente, no final do episódio, Calvin Klein lança a ideia de Kramer e fatura milhões.
Em 1996, a casa italiana Profumum Roma introduziu a Acqua di Sale, um perfume que dava à pele o cheiro de uma imersão em solução salina. Tornou-se um clássico instantâneo, e você pode sentir a brisa por toda a Europa até hoje; em um dia quente em Roma, o cheiro de conchas e areia quente enche os cafés.
Novidades
Seguem abaixo cinco novas fragrâncias inspiradas nos recifes de coral e nas profundezas azuis.
Silence the Sea, Strangelove NYC
(Foto: reprodução)
A maioria dos aromas marinhos depende de uma certa doçura que lembra o coco para mascarar qualquer tom picante, mas não esse novo perfume da Strangelove NYC, que não esconde sua base pungente de âmbar. O Ambergris, para os não iniciados, é uma secreção serosa do duto biliar da baleia, resultado de matéria indigerível. Seu cheiro não se compara ao de nenhuma outra substância na terra: limo, antigo, quase selvagem, é como estar dentro de uma caverna subaquática. Silence the Sea (US$475) termina com notas de madeira de oud e tuberosa, mas não se enganem: esse é um perfume para os mais aventureiros, para aqueles que não têm medo de um cheirinho de crustáceo em público.
Costarela, Carner Barcelona
(Foto: reprodução)
O Costarela (US$120), da casa catalã fundada por Sara Carner, conta com uma nota forte de bergamota e uma pitada de açafrão sobre uma base marinha, criando uma espécie de coquetel náutico. Tem um cheiro de praia verdadeiro, lembrando banhos de sol: um toque de protetor solar, óleo de bronzear, o cítrico da margarita e a pegada mineral da água salgada. Uma base de cedro procura imitar o cheiro de velhos barcos, caso isso lhe agrade.
Marinis, Santa Eulalia
(Foto: reprodução)
Pense nele como um mojito sendo tomado à beira mar. Outro perfume costeiro do norte da Espanha, é da Santa Eulalia, loja de moda em Barcelona, no Passeig de Gràcia, inaugurada em 1843. Sua nova linha de perfumes começou a aparecer nos Estados Unidos somente no ano passado. O Marinis (US$165) é o perfume marítimo do grupo, com notas de hortelã, uvas congeladas e folhas de louro.
Sea Foam, Art de Parfum
(Foto: reprodução)
Art de Parfum é uma nova casa de perfumes em Londres, embora muitos de seus produtos sejam desenvolvidos no sul da França, onde a água fica sedosa e quente no auge do verão. O Sea Foam (US$138,21) lembra uma estadia em Cap d’Antibes. O sândalo e o sal se combinam lembrando um brioche fresco, e tons pesados de figo e algas garantem um frescor verde.
Mémoires de Mustique, Eight & Bob
(Foto: reprodução)
Eight & Bob é tecnicamente uma reintrodução quando o assunto são as casas de perfumes. A original é do final de 1930, quando um perfumista autodidata chamado Albert Fouquet encontrou um jovem John F. Kennedy de férias na Côte d’Azur. Kennedy aparentemente adorou a colônia de Fouquet e o perfumista lhe enviou oito amostras (e um extra para o irmão, Robert – daí o nome). O perfume fez sucesso entre as celebridades, e logo Cary Grant, Jimmy Stewart e outros o usavam. Fouquet morreu em 1939 em um acidente de carro, mas o mordomo da família continuou o legado, enviando frascos para os Estados Unidos dentro de livros para iludir a interceptação nazista. (Observação: alguém devia fazer um filme com essa história.)
A casa foi restaurada com uma variação da fórmula original, e desde então lançou seis aromas adicionais, incluindo o Mémoires de Mustique (US$145), homenagem tropical às praias da ilha, com neroli, laranjas amargas e uma camada cremosa de jasmim. Lembra um pouco um protetor solar extravagante, usado em um jardim não muito longe do mar.