A graduação da faculdade é comemorada duplamente, com a colação de grau e o baile de gala. As festas são uma tradição e um rito de passagem ao mundo adulto, e ninguém quer fazer feio. Não à toa, muita gente fica em dúvida com relação ao que usar. Com o tempo, foi desenvolvido um dress code específico para os dois momentos.
A colação é o evento em que os formandos recebem os seus diplomas. Como os convidados ficam sentados por bastante tempo, o ideal é que escolham roupas confortáveis. A combinação calça social e camisa ou vestidinhos mais soltinhos e saias são boas opções. Os formandos estarão de beca, o que não significa que não precisam se preocupar com o look que vão usar por baixo.
Para as meninas, a consultora de imagem Renata Berkowitz lembra que o dress code começa com a trama da meia calça. “O tradicional é que elas sejam pretas e fio 20. Mas em locais muito frios há comissões que permitem o uso de meias 40, o que precisa ser combinado antes”, conta. Fernanda Maranho, consultora de estilo e organização pessoal, lembra que o vestido ou saia usada por baixo da beca não pode aparecer, por isso precisa ser mais curto. “Também é recomendado evitar babados ou drapeados, para não adicionar volume à beca”, observa. Para eles, calça social escura, sapato e camisa. A gravata é dispensável. Tênis jamais! A meia deve estar no mesmo tom do sapato.
Baile
Para o baile, é necessário saber qual é o traje estabelecido: social/passeio completo ou black tie. “Pense que é um dia de festa e celebração, portanto tome alguns cuidados para estar bem confortável”, explica Fernanda. Formandas e mães dos formandos devem usar longo. Para eles, smoking. As convidadas podem ir de longo, longuete ou com um vestido curto bem sofisticado. Calça ou saia + blusa estão fora de questão!
“Fendas, brilhos extravagantes, decotes nas costas e modelos chamativos são mais indicados para as formandas”, comenta Renata. Ela ainda lembra que as bijuterias finas e joias podem sofisticar a produção. Entre as tendências, o produtor responsável pelo editorial, Thiarlls Oliveira, aponta as transparências como ponto alto. Elas aparecem com rendas, tules e bordados, todos muito luxuosos. “Entre os shapes, os mais colados ainda são os preferidos das formandas. No entanto, as opções mais armadas, cortadas no evasê e com bolso faca, estão despontando no mercado”, diz.
Serviço
• Fotos: Letícia Akemi. • Produção: Thiarlls Oliveira, fone (41) 9633-4521. • Beleza: Ander Machado (make), Torriton Sete de Setembro e Robson Marinho (cabelo), Torriton Pátio Batel.