Retirar a sobra de pele ao redor das unhas é uma mania da brasileira, afirma a nail artist da Boutique das Unhas Mariana Moraes. “Na Europa e nos Estados Unidos, as mulheres apenas empurram as cutículas.” O hábito tupiniquim é prejudicial e deve ser evitado, pois remove a proteção contra micro-organismos presentes no ambiente. É possível aposentar o alicate sem abrir mão da beleza, garante a especialista.
“Quanto mais cortamos as cutículas, mais o corpo tenta repor essa proteção e elas vão crescendo rápido, além de ficarem muito espessas”, afirma. Parando de tirá-las, a pele rente às unhas pára de se regenerar com tanto vigor.
Abandonar o alicate também traz outros benefícios, como o fim dos “bifes” – quando se corta a pele além da conta, provocando ferimentos –, das infecções transmitidas por instrumentos mal esterilizados e das temidas unhas encravadas, provocadas pelo manejo incorreto.
Óleo nelas!
A hidratação é a medida-chave para conquistar cutículas bonitas. “Recomendamos aplicar óleo diariamente. É mais eficiente que o creme hidratante, pois penetra melhor na pele”, instrui Mariana. Passar o produto antes de dormir deixará as cutículas bonitas e “comportadas” em questão de duas semanas.
Segundo a nail designer Daiane Machado de Faria, do Fancy Nail Lounge, a melhor opção é o óleo de cravo. “Ele é específico para as unhas e tem ação anti-inflamatória, antifúngica e fortalecedora”, diz ela. O produto pode ser encontrado em farmácias e lojas de cosméticos. As ceras, comercializadas em potinhos práticos de levar na bolsa, também dão bons resultados e podem ser usadas três vezes por dia.
Na hora da manicure, com a pele bem hidratada, basta empurrar as cutículas com uma espátula e retirar somente os excessos (aquelas “pelinhas” arrebitadas) com o alicate. É necessário tomar cuidado para não exagerar no empurrão, alerta nail designer. “A força em demasia pode machucar a matriz da unha e prejudicar seu crescimento. A unha danificada na raiz não volta a ser o que era, cresce estriada e ondulada.”
Com o tempo e a contínua hidratação, não será mais necessário nem empurrar, pois a cutícula estará fina, com aspecto bonito, diz Daiane. Além de manter a proteção natural, abolir a etapa do alicate deixa o processo da manicure bem mais rápido e seguro.
Colunistas
Agenda
Animal