Moda e beleza

Tudo o que você precisa saber para cortar a própria franja em casa; veja o vídeo

Marina Mori
14/05/2018 12:00
Thumbnail

Foto: Alison Martins / Gazeta do Povo

Você acordou com vontade de mudar o visual e decidiu que, para isso, nada melhor do que cortar a própria franja. A ideia soa divertida e interessante, certo? Mas ela pode se tornar um pesadelo em apenas uma tesourada.
Para evitar qualquer frustração e arrependimento, decidimos fazer uma experiência real: a editora assistente do Viver Bem, Isadora Rupp, topou o desafio de cortar a própria franja. A aventura teve o apoio e a supervisão do cabeleireiro Jhonny Washington, do Tramonto Salon, em Curitiba. Ele deu várias dicas sobre o assunto e o resultado pode ser conferido em um vídeo exclusivo.

Tudo o que você não deve fazer

1- Cortar cabelo demais: penteie o cabelo e perceba o caimento natural dos fios. A partir daí, separe apenas uma quantidade suficiente para cobrir a testa.
“É melhor começar com bem pouco para evitar grandes estragos”, alerta Jhonny. Quem tem fios mais grossos ou cabelos crespos deve tomar ainda mais cuidado. Nestes casos, a tendência de ficar com uma franja muito mais curta e volumosa que o desejado é bem grande.
2- Molhar os fios antes do processo: na hora do corte pode parecer tudo certo; porém, há grandes chances de o resultado ficar diferente do esperado quando o cabelo começar a secar.
3 – Cortar exatamente na altura desejada: é melhor prevenir do que remediar. “Sempre calcule para mais. Deixe um espaço de dois dedos abaixo do quanto você quer”, sugere o cabeleireiro. A partir daí, é mais fácil ajustar o comprimento ideal.

A técnica certa para cada efeito

Não é só cortar os fios em linha reta. Existe um segredinho para cada estilo desejado.
Franja desfiada
Para um visual mais despojado, segure a franja formando um “tufinho” de cabelo. Use a ponta da tesoura para fazer pequenos piques. Cuidado para não cortar demais e acabar com um ziguezague acima das sobrancelhas.
Franja lateral
Penteie a parte de cabelo que se transformará em franja para o lado oposto ao qual você costuma usar. Em seguida, posicione a tesoura na diagonal, com a ponta direcionada para o nariz. Ao pentear a franja para o lado “certo”, ela cairá de modo harmonioso no rosto.
Franja em arco
Com a ajuda de um pente, alinhe os fios em frente ao rosto e segure-os na altura da ponta do nariz. Depois, torça a mecha duas vezes e corte em linha reta. Caso queira um arco mais suave, em que as pontas laterais sejam levemente mais compridas que os fios acima da sobrancelha, segure a tentação de torcer demais.
“Quanto mais vezes a mecha for torcida, maior vai ser essa diferença entre a ponta e o meio da franja”, explica Jhonny.

Assista ao vídeo completo para conferir mais dicas:

LEIA TAMBÉM