Moda e beleza

A hora certa de trocar o sutiã e outras verdades sobre a peça

Marina Mori
17/10/2017 09:53
Thumbnail

"A maioria das mulheres usa o tamanho errado de sutiã", afirma Ligia Buonamici Costa, CEO e diretora de criação da Liz. Foto: Divulgação Liz

Não é fácil escolher o sutiã certo. Uma das razões é a diferente proporção entre o tamanho dos seios e das costas das mulheres, que quase nunca é levada em conta pelos fabricantes. Apenas 20% do público feminino tem essas medidas proporcionais, de acordo com uma pesquisa de três anos realizada entre 2007 e 2010 nos quiosques da marca Liz em shoppings de todo o Brasil. “Por causa disso, chegamos à conclusão de que a maioria das mulheres usa o tamanho errado de sutiã”, afirma Ligia Buonamici Costa, CEO e diretora de criação da Liz.
O Viver Bem conversou com a especialista para responder as principais dúvidas sobre o assunto. Nesta terça-feira (17), ela promove um workshop nos shoppings Pátio Batel e Parkshopping Barigui, nas respectivas lojas da Liz, para falar sobre a lingerie.
Como escolher o sutiã certo?
Segundo Ligia, é preciso avaliar três quesitos: a configuração dos seios (se são separados, juntos ou espalhados, por exemplo), o volume (se são pequenos, grandes ou muito grandes) e a proporção entre o tamanho do tórax e do tamanho dos seios.
“Antes de escolher o que você vai usar, tome consciência do seu corpo. Se esses três pontos estiverem esclarecidos, fica fácil saber qual é o tamanho certo do sutiã”, garante a especialista.
É importante prestar atenção a outros detalhes, também. O sutiã não pode “subir” ao erguer os braços, nem pressionar os ombros. A peça deve estar confortável em todas as áreas: alças, tórax e bojos. Se estiver muito apertada, sinal de alerta.
Como lavar o sutiã?
Sempre à mão, com água fria e sabão neutro, e nunca, nunquinha, na máquina de lavar – mesmo se estiver dentro daqueles sacos para roupas delicadas. Amaciante, então, nem pensar. “Todos eles contêm silicone, que impermeabiliza a peça e a deixa irrespirável”, explica Ligia.
A recomendação é esfregar o sutiã delicadamente com uma esponja e enxaguá-lo imediatamente. Na hora de tirar o excesso, nada de torcer a peça com força – levará mais tempo para secar, mas a durabilidade será bem maior. No varal, estenda o sutiã sempre à sombra.
Como guardar o sutiã do jeito correto
A melhor maneira é manter as peças abertas na gaveta, uma encaixada na outra. Jamais dobre o sutiã com o bojo invertido; se quiser economizar espaço, encaixe um bojo no outro, torcendo apenas a parte central da peça.
Qual é a hora certa de ‘aposentar’ meu sutiã?
Quando bem cuidado, um sutiã de qualidade pode durar até três anos. Porém, existem alguns sinais de que é hora de comprar outro. Um deles é o bojo. Se ele estiver sem forma ou com marcas de dobras, fim do jogo para a peça.
Outro fator determinante é o aro: se estiver torto ou saindo da costura, não adianta arrancá-lo e continuar usando o sutiã como se fosse novo.
Aliás, este é um defeito de qualidade do produto, segundo Ligia, mas também pode ocorrer quando a peça foi deixada de molho diversas vezes com sabão muito alcalino. “Isso prejudica as linhas e os fios ao longo do tempo”, diz.
Serviço
Workshop “O Poder da Lingerie Liz” – esclarecimento de dúvidas, curiosidades e roda de conversa com Ligia Buonamici Costa, CEO e diretora de criação da Liz
Quando: terça-feira (17)
Onde: Parkshopping Barigüi, loja da Liz, às 9h / Shopping Pátio Batel, loja da Liz, às 19h.
LEIA TAMBÉM