Moda e beleza

Como seguir a tendência color block nas roupas e acessórios

Simone Mattos, especial para a Gazeta do Povo
27/10/2011 02:11
O color block precisa de um contraponto neutro, como é o caso do branco – sempre presente nas coleções de verão. É ele quem serve de pano de fundo para a tendência multicor. A opinião é do estilista curitibano Jefferson Kulig, que tem loja própria na cidade. Dono de um estilo contemporâneo, com forte intervenção tecnológica, ele considera a neutralidade do branco companhia perfeita para cores fortes, como verde bandeira, laranja, azul bic e até verde lima, apontadas como destaques desta estação. “O branco é atemporal e tem a cara do verão”, resume.
Clique aqui para conferir a descrição dos looks e os preços das peças.
No verão, tons claros ficam perfeitos nos tecidos fluidos e naturais, como o gazar, a gabardine de algodão ou o jérsei, que se transformam em vestidos longos e curtos, pantalonas e camisetas. “Aposte sempre em peças com design, priorizando a qualidade e o acabamento das mesmas”, aconselha Kulig.
Na moda masculina, as divertidas e marcantes cores sólidas, como laranja, amarelo, rosa, azul, verde, têm forte presença nas coleções verão. “Elas invadem o guarda-roupa dos homens, mas sem deixar o básico de lado”, alerta o empresário Fernando Capoani, proprietário da loja que leva o seu sobrenome e que traz a Curitiba algumas das mais importantes marcas da moda internacional. “O branco e o bege continuam presentes, para criar um contraste cromático e dar proporção”, afirma. Ele comenta que a moda masculina sempre buscou a elegância clássica, tanto nos corte como nas cores, e vai continuar buscando. “Porém, a aposta do verão 2012 é despertar a criatividade dos homens.”
E é aí que entram as cores. Elas aparecem tanto nos detalhes como na composição inteira, dependendo do estilo de quem for usar. Para os mais discretos, Capoani sugere que, ao invés de optar por uma camiseta amarela vibrante, escolham um tom de mostarda, por exemplo. “Para os formais, vale investir numa gravata colorida, como a roxa da nova coleção da grife Ricardo Almeida”, opina o empresário. Outra sugestão é quebrar a monotonia de um terno escuro com uma camisa em tom de azul, como a da nova coleção Hugo Boss.
“O interessante é adaptar o que a moda dita para o seu estilo, mas sem virar refém. Na era da democratização da moda, o bom senso é fundamental”, diz Capoani. Ele sempre sugere aos seus clientes, seja na moda masculina ou feminina, que misturem o colorido com peças neutras, como jeans ou sarja.
Na coleção verão da marca curitibana Arad, há uma surpresa no quesito cores. “As clássicas calças ajustadas guardam segredos, como o vermelho vivo e irreverente que forra o seu interior, ou em detalhes escondidos sob o índigo jeans”, explica o designer de moda e consultor Roberto Arad. Ele é criador de um estilo único, que há 15 anos trabalha com o conceito tailored jeans, que alia a alfaiataria aos jeanswear. Para a próxima estação, mesmo tendo apostado numa cartela de tons mais neutros, não deixou de lado a explosão de cores, presentes nos charmosos detalhes das peças.
Acessórios
A bolsa, para muitas mulheres, é a peça mais importante entre os acessórios de uma produção. Neste verão, elas estão perfeitamente sintonizadas com a tendência do color block e aparecem exuberantes e vibrantes. Em re­sumo, elas prometem. “Coloridas, deixam qualquer look alegre, divertido, a cara do verão”, explica a designer Virginia Picolin, da marca curitibana Maxia. Nesta ex­plo­são de cores, o laranja e o azul bic têm maior destaque. “Já o branco, os neutros e os materiais naturais são sempre apostas certas para esta temporada”, comenta.
A mesma proposta vale para os sapatos. “O verão será das cores fortes e misturadas, mas há também uma aposta muito grande no look branco total”, diz a proprietária e estilista da marca que leva o seu nome, Ana Paula Zampieri. Sua nova coleção tem muito amarelo, rosa-chiclete, vermelho-coral, castor e branco. “Mas, para mim, a cor principal deste verão é o amarelo girassol”, aposta.