Em determinadas regiões do país, como Curitiba, os moradores sabem bem o quão difícil pode ser decidir a roupa do dia no outono a partir da previsão do tempo. De manhã, um frio digno de cidades polares; na hora do almoço, calor suficiente para uma blusa de alcinha; à noite, chuva. Não à toa, o “efeito cebola” já é um velho conhecido.
Mas é possível usar a sobreposição à nosso favor. Combinar camadas e mais camadas de roupas pode ser um jeito divertido de se adaptar às mudanças bruscas do clima. Veja algumas inspirações:
As três peças são básicas e, juntas, formam um look elegante. Preto e branco são combinações clássicas, mas não hesite em brincar com cores vibrantes. O vermelho e o rosa pink, por exemplo, são a dupla deste inverno.
A receita é mais ou menos como a da foto anterior. Porém, a peça jeans transmite um ar mais despretensioso.
Aproveitar peças de verão em todas as épocas do ano é sempre uma boa ideia. A it girl Olivia Palermo, referência em estilo e elegância, comprova a combinação “vestido e manga longa”. Botas over the knee completam o look.
A combinação pode ser usada até mesmo em produções mais formais. Além de aquecer, a produção ganha um ar mais leve com a camisa branca por baixo do vestido, e pode ir ao trabalho. Não lembra os uniformes escolares das personagens do seriado americano Gossip Girl? Blair Waldorf usaria com certeza:
Dois casacos de inverno em um só look? Sim! A peça mais rocker geralmente se torna a estrela quando entra em cena – aliás, clique aqui e aproveite para conferir quatro formas diferentes de usar a jaqueta de couro na produção. Quando combinada a um sobretudo, se transforma em acessório.
Veja como apenas as mangas e a gola aparecem, criando um mix de texturas bem interessante. Por baixo dos casacos, apenas uma camiseta. Vai que o tempo cinzento resolve mudar de uma hora para outra?
Em vez de usar o trench coat da forma clássica (abotoado e amarrado), que tal deixá-lo aberto para mostrar as camadas do look? Aqui, as peças de baixo acompanham o comprimento do casaco. O resultado é um efeito alongado.
Aposte nos modelos assimétricos para criar recortes de tecidos e texturas:
Nos dias mais frios, não tenha medo de combinar a saia midi com uma calça jeans skinny. Para obter um aspecto semelhante ao da foto, opte por saias de tecidos mais estruturados.
Se você não está acostumada a mesclar muitas camadas em um só look, comece a brincadeira com tons da mesma paleta. A partir daí, dá para mudar a cor de um suéter aqui, de um sobretudo ali…
No look abaixo, o detalhe lateral de uma camisa que mal aparece na produção “conversa” com o comprimento do cachecol. Que tal?
LEIA TAMBÉM
Colunistas
Enquete
Animal