5 marcas de acessórios de Curitiba que estão dando o que falar
Bruna Covacci
07/07/2016 08:00
Acessórios curitibanos. Fotos: Divulgação.
Os designers curitibanos estão extrapolando fronteiras com a exportação e ganharam o gosto das celebridades, dando personalidade a algumas personagens de novelas da Rede Globo. Abaixo, listamos cinco dessas marcas que vocês precisam conhecer.
GuerraGalas
Há dois anos, os sócios Felipe Guerra e Yan Galas, começaram a produzir acessórios contemporâneos, de design arrojado, com materiais como prata e madeira. A arquitetura, as formas da natureza e a anatomia humana inspiram os designers que não seguem padrões ou tendências. A confecção mistura diferentes técnicas, da ourivesaria à impressões 3D em alta resolução.
Antes mesmo da marca existir, o designer Felipe Guerra foi finalista de um concurso de joias, o AuDITIONS Brasil, organizado pelo Anglogold, em 2010. Nessa época, Luiza Brunnet e Paulo Zulu já desfilaram as suas peças. Recentemente, a icônica personagem Carolina (Juliana Paes) de Totalmente Demais, usou criações dos curitibanos. Atualmente, em Haja Coração, Penélope (Carolina Ferraz) e Tamara (Cléo Pires) estão usando GuerraGalas.
Vanguarda no Brasil, as designer Evelyne Pretti e Renata Trevisan fizeram da Noiga a primeira marca de acessórios feitos por impressão 3D. Com suas criações minimalistas, em 2015, foram destaque na mostra Design Tecnológico na Bienal Brasileira de Design.
Os acessórios deram mais personalidade ao figurino de Belisa (Bruna Linsmayer) e Atena (Giovanna Antonelli) na novela A Regra do Jogo, da Rede Globo. Atualmente, a atriz Giovana Antonelli continua usando as criações das curitibanas, assim como a apresentadora e consultora Danielle Ferraz, do quadro Você Mais Poderosa do Mais Você.
Serviço: Showroom | Rua Gutemberg, 585 -Batel | Curitiba – PR – sala 06 (Villa Mariantonio) e www.noiga.com.br.
Austral
A Austral é inspirada pela América do Sul. As culturas, as paisagens, a fauna, tudo inspira Raquel Bittencourt, designer da marca. A ideia é transmitir uma paixão, fomentando a ideia de olhar para o local, para dentro de nossas próprias raízes e dos países vizinhos. Cada peça é cortada a laser, algumas ficam no latão cru, outras recebem banho e, por fim, todas são finalizadas por algum processo manual.
Em Curitiba, a Austral pode ser encontrada na loja do Novo Louvre, no Pátio Batel. Para as demais cidades do estado a venda é por meio de uma loja virtual. A marca esse ano está alcançando passos mais largos, tanto que a cantora Clarice Falcão apareceu usando o colar Fitz Roy em entrevista para um programa do canal Globo News.
Fundada em 2008, a marca traz em seu DNA um conceito de inovação, com design moderno aliado a tecnologia de ponta. Como diferencial de suas criações, a designer Maria Dolores aponta o uso de pedras lapidadas de maneira original, além da mistura de materiais.
A marca está em diversos estados do país e também chegou recentemente a Barcelona, na Espanha. Atualmente, são 9 lojas (4 próprias e 5 franquias). Diversos estilistas costumam fazer parceria com a designer durante a São Paulo Fashion Week, assim, suas peças estão sempre em evidência.
Peças contemporâneas para a mulher moderna e sofisticada. A designer Silvia Döring, que abriu a marca em 2007, acredita que suas criações são atemporais, já que ela não se baseia em tendências. O resultado? Uma linha minimalista, com ênfase nas pedras lapidadas com desenhos diferenciados – o mesmo processo de joalherias finas e com banho de ouro no acabamento.
Seus anéis “Bubbles”, lançados em 2008, são o carro-chefe da marca. Até hoje, Silvia garante que já vendeu mais de 15 mil variedades deles. Anualmente são lançadas duas coleções temáticas, a última foi inspirada em Star Wars.
Serviço: Alameda Augusto Stellfeld, 1513, Bigorrilho e Rua Bom Jesus, 529, Cabral. www.silviadoring.com.br.