Penteado-sensação entre os homens de cabelo comprido, o coque masculino anda desfilando na cabeça de anônimos e famosos. O estilo samurai (foto acima) é o mais popular. Suas origens, conta o barbeiro José Luiz Policeno, das barbearias Saint Germain, remontam ao período Edo (1603-1868), no Japão. Para assentarem a longa cabeleira nos capacetes, os samurais raspavam o alto do cocoruto, dobravam as madeixas e posicionavam o coque em cima da área raspada. Chamado de chonmage, o estilo foi mais tarde adaptado pelos lutadores de sumô. Sofreu alterações ao longo dos anos e, hoje, confere ao visual dos homens – orientais e ocidentais – ares modernos e despojados.
“O coque mostra que o rapaz tem estilo, tem personalidade própria, que está com vontade de investir nele mesmo, em sua imagem”, avalia o barbeiro Alisson Mayer, do Rei da Barba. Apesar do grande impacto visual que causa, o penteado é bem fácil de fazer. “É só puxar para o alto e amarrar com um elástico da maneira que preferir, não tem segredo.”
Alguns começam um rabo de cavalo e, na última “passada” de cabelo pelo elástico, não passam todo o comprimento dos fios, deixando uma voltinha. Outros levantam a cabeleira para o alto, enrolam-na em uma rosquinha e colocam o elástico por cima. “Se o cabelo não estiver comprido o suficiente, dá para fazer variações. Pode prender mais embaixo, mais perto da nuca. Da forma que o homem se sentir bem”, diz Mayer.
Os mais ousados adotam o coque com parte da cabeça raspada, em degradê, descreve Policeno. “Erguemos o cabelo e cortamos a parte da nuca e das laterais de forma gradativa, de baixo para cima, com máquina 1, 2 e 3. Alguns pedem para passar a máquina zero ou navalha na nuca.” O comprimento dos fios é amarrado no alto.
O penteado é democrático e vai bem com todo tipo de cabelo, dos mais lisos aos mais crespos. Basta que o comprimento dos fios passe do maxilar. Quanto a produtos de finalização, fica a gosto do freguês. “Se você quer uma aparência mais natural, não use nada. Se quer um pouco de fixação, use uma pomada”, ensina Policeno. Saiba como fazer o coque samurai no vídeo abaixo:
Celebridades como os atores Colin Farrell, Rodrigo Simas, Emile Hirsch, Chris Hemsworth e o jogador uruguaio Martin Cáceres aderiram ao penteado.
Colunistas
Agenda
Animal