As botas over the knee estão em alta e são excelente escolha para quem tem as pernas compridas. Fotos: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo
Quando a temperatura abaixa, elas invadem as ruas e reinam absolutas nas produções de moda e street style. Não é à toa que todamulher tem pelo menos uma botinha preta pronta para encarar os dias mais frios do ano. Para o inverno 2016 as botas da vez são a overtheknee, ou acima do joelho, os coturnos e as menswearinspiredboot, peças bem básicas inspiradas no guarda-roupa masculino. Mas existe alguma regra para usar esse curinga dos calçados? A anatomista de imagem CrisBemvenutti alerta: “não é por que uma bota entrou que ela te serviu. Ninguém pode ser feliz com dedos espremidos ou com a perna roxa por falta de circulação. Por isso a primeira regra da elegância é estar confortável”.
Outras questões para se ter em mente são: proporção e destaque. Cris explica que a linha horizontal criada na perna pelo cano da bota determina cortes na silhueta e chama atenção para a região onde a bota termina. “Se suas pernas forem longas, sinta-se livre para usar todos os modelos, sem medo de errar. Mas se, por outro lado, suas pernas forem mais curtas ou grossas, a bota pode ter um efeito “encolhedor”. Para evitar isso é só usar uma meia com tom próximo ao do calçado”, orienta a especialista. A monocromia ou o tom sobre tom são grandes aliados para alongar a silhueta.
Tendências para já!
A anatomista de imagem CrisBemvenutti revelou as botas que vão conquistar as ruas nesse inverno:
Over The Knee: é o must have da temporada. Essa bota superlonga tem o poder de tornar qualquer produção sexy, por isso cuidado para não exagerar.Mas como devo usar? É só ter bom senso: como ela é longa, as saias e vestidos precisam ser curtos, afinal de contas não faz sentido usá-las com saia longa. O ideal é que as saias, vestidos ou shorts sejam soltinhos, para que a produção não fique muito ousada. Saiasgodê estão inn e são perfeitas para todos os tipos de corpo. Os vestidos drapeados darão um ar de sofisticação para o look. Versátil, pode ser usada tanto para produções boho, para looks diurnos, quanto para um estilo glam!
Coturno: é uma bota de peso e personalidade. Para contrabalançar o estilo pesado pode ser usada com uma produção leve e superfeminina. Também é referência nos estilos rock, punk e grunge.
Menswear inspired boots: esportiva e clássica com linha simples e cores neutras. Por essa razão (por ser tão low profile) você pode exagerar no restante da produção sem medo de passar do ponto
SERVIÇO
Produção de moda: Rafaela Labatut Pereira
Modelo e maquiagem: Vivian Reimann
Cabelo: Joel Tracz e equipe (Torriton do Pátio Batel)
Lojas: Riachuelo, Mixed, Shultz e Coach (Pátio Batel)