Marylin Monroe, que dizia serem os diamantes seus melhores amigos, também acreditava que uma garota, com os sapatos certos, poderia conquistar o mundo. E junto deles, para zelar pelos bons passos, deveria estar, é claro, a melhor bolsa. Essa dupla-fetiche, que nasceu com funções específicas de proteção e armazenagem, reflete o estilo e a personalidade de cada mulher. Enquanto as roupas são tão volúveis, que mudam ao sabor das estações, bolsas e sapatos permanecem. A história da moda que o diga. Quem protagonizou algum capítulo dela virou ícone. Estão aí para comprovar os scarpins, os manolos, as birkins e as kellys.
Esses top acessórios podem salvar a calça jeans mais básica ou derrubar o vestido grifado. Por isso merecem ser olhados como vedetes. Quer um exemplo? Se você coloca uma calça preta sequinha com uma sapatilha, é informal. Mas a mesma calça preta com um scarpin deixa uma mulher pronta para um evento social. Com a bolsa é a mesma coisa. Uma sacola de couro colorida é informal, enquanto que uma clutch metalizada ou com cristais vai para a festa numa boa.
Adeus conjuntinhos
Bolsas e sapatos, no entanto, são democráticos. Não exigem a formação de conjuntinhos – esta moda vai e volta, mas não impede as formulações desencontradas –, não precisam ser da mesma marca, material, cor ou padronagem. Só precisam conversar. Alguma coisa precisa estabelecer uma sintonia entre eles. As cores podem ser contrastantes, mas o material parecido. Ou a mesma cor em acabamentos diferentes. A propósito: os dois acessórios não precisam, necessariamente, combinar com a roupa. Eles são quase que uma extensão do corpo e precisam combinar mais com a personalidade de sua dona – ou com a ocasião.
A proposta do editorial que você vê a seguir foi mostrar o que há nas lojas, neste momento de entressafra de coleções; o que permanece e no que vale a pena investir. Como são mais permanentes, bolsas e sapatos se adaptam mais facilmente às situações. E como povoam os desejos femininos – e as fantasias masculinas –, resolvemos colocá-los como destaque da produção, muito bem acompanhados de conjuntinhos de lingerie, meias de seda e muita imaginação.
Uma boa conversa
A regra para juntar bolsa e sapato, segundo a consultora de imagem Aline Dalla Valle, é encontrar alguma sintonia entre os dois, que, por sua vez, não precisam combinar com a roupa.
Os conjuntinhos são previsíveis demais e podem “envelhecer”o look. Apesar de ser uma aposta mais segura, eleger uma composição pronta de bolsa e sapato pede que a pessoa, por outro lado, dê um toque mais ousado à produção, como uma roupa ou acessórios diferentes, um penteado desarrumado. Mas se a ideia é criar um look monocromático (como na tendência do branco total), aí sim os conjuntinhos vão bem.
Para combinar, é preciso pegar um elemento da bolsa e conjugar com o sapato. Se a bolsa é de verniz colorido, pode conversar com o verniz do sapato. Se é estampada, dá para escolher uma das cores menos proeminentes da padronagem para o sapato. Se um acessório é listrado e o outro estampado, é preciso ter uma cor comum entre os dois. Combinar materiais é mais fácil quando se trata dos naturais, como palha, couro, corda.
O color block aparece de outro jeito nas próximas estações. Vem mais dualista que multicor. Vale preto e branco, mas vale também vermelho e verde, desde que a roupa seja mais discreta. Dá também para usar um acessório da mesma cor de uma das peças de roupa e o outro de uma cor contrastante. Cores neutras combinam com neutros (preto, marrom, cinza, bege e marinho) e com cores fortes.
Nos pés
As botas da próxima estação serão mais curtas, os saltos finos ou anabelas e pode haver um adiantamento da tendência das mules (sapatos com a parte traseira aberta), segundo o produtor de moda Fábio Bartz. Bons investimentos são os clássicos scarpins, as sandálias mais fechadas, os peep toes e as botas com recortes – que deixam os dedos à mostra ou com uma amarração na frente. Detalhes como ferragens e tiras também vão continuar em alta. Entre os acabamentos, verniz, bichos e trecês. As cores passeiam entre vermelho, verde, amarelo, preto, tons terrosos, beges e verde musgo.
Quer aproveitar o que já tem? “Use o scarpin anabela com meias coloridas no inverno. E se for comprar, os scarpins tradicionais são chiques e não saem da moda.”
A tiracolo
Valem as gigantes e as pequenas e preciosas clutches. Tudo vai depender da ocasião. As bolsas mais quadradas são a maior aposta das grandes marcas e devem surgir com misturas de materiais, como pele, couro e camurça. Elas são boas para o dia a dia, pois abrigam de tudo, são práticas e confortáveis de carregar.
“As bolsas com aspecto mais artesanal podem ser um bom investimento, além das clássicas com grandes metais na frente”, comenta Bartz. A cartela de cores é praticamente a mesma dos sapatos e os materiais vão do hit píton ao couro colorido, passando pelo vinil.
* * *
Serviço:
Produção
Produção: Fábio Bartz, www.fabiobartz.com. Assistente de Produção: Clarissa Koppe Michels. Beleza: Thiago Vilas Boas (cabelo) e Vinicius Lavezzo (maquiagem), Torriton Taunay Hair n’Care, Al. Presidente Taunay, 321, (41) 3091-8686. Modelo: Larissa Damas, Ford Models, (41) 3015-3747. Consultora de imagem entrevistada: Aline Dalla Valle, www.imagemsa.com.
Lojas
Arezzo. Shoppings Crystal, Mueller, Estação, Palladium e ParkShoppingBarigüi, www.arezzo.com.br. Bazaar Fashion. Avenida Sete de Setembro, 5.769 — (41) 3243-2605. Capoani. Shoppings Crystal e ParkShoppingBarigüi e Rua Comendador Araújo, 906, Batel — (41) 3023-5353. Carolina Herrera. Shopping Cidade Jardim (SP) e www.carolinaherrera.com. Christian Louboutin. Shopping Iguatemi (SP) e www.christianlouboutin.com. Cris Pineroli. www.crispineroli.com.br. Dhoti. www.dhoti.com.br. Gucci. Shopping Iguatemi (SP) e www.gucci.com. Laci Baruffi. Shoppings Mueller e Curitiba — (41) 3223-3489. Mixed. Shopping Crystal — (41) 3015-0970. My Shoes. Shopping Curitiba — (41) 3224-6311. Red Shoes. Rua Barão do Cerro Azul, 96, Rua XV de Novembro, 591, e Rua Dom Pedro II, 307 — (41) 3222-5021. Saad. Shopping Crystal — (41) 3232-0852. Santa Lolla. Shoppings Mueller, Curitiba, ParkShoppingBarigüi e Al. Presidente Taunay, 1.045 — (41) 3078-8386. Vitor Hugo. ParkShoppingBarigüi, (41) 3317-6939. Zutti Concept. ParkShoppingBarigüi e Shopping Palladium — (41) 3024-3445. Ateen. ParkShoppingBarigüi.
Agradecimentos
LaLoïe Corseterie (sutiã, cinta-liga, meias e calcinha). Rua Barão de Guaraúna, 374,(41) 3029-5798 e www.laloie.com.br. Centro Europeu (estúdio fotográfico). Rua Brigadeiro Franco, 1.700, Centro — (41) 3222-6669. Ton Sur Ton (poltrona Egg, de Arne Jacobsen). Rua Dr. Carlos de Carvalho, 1.285, Batel — (41) 3224-6660.