Moda e beleza

Entrevista: Wanderley mãos de tesoura

Larissa Jedyn
26/01/2012 02:24
Ele está acostumado a aparecer sob os holofotes acompanhado de alguma famosa, como Guilhermina Guinle, Cláudia Raia e a ex-primeira-dama Marisa Letícia. Mas o cabeleireiro maringaense Wanderley Nunes não se impressiou com a fama nem perdeu o gosto por colocar a mão na massa. Ou seria melhor dizer nos cabelos? Se bem que ele comanda uma cozinha como poucos… Leia mais sobre a carreira, as tendências para os cabelos na nova estação e os gostos de Wanderley.
Você teve alguma influência da sua infância na hora de escolher a profissão?
Tudo começou quando eu tinha uns 12 anos e engraxava os sapatos dos clientes do meu pai, que tinha uma barbearia em Maringá. Fui observando o trabalho dele e fui pegando gosto. Comecei a “treinar” nas amigas, primas e tias dos amigos. Resolvi ir para São Paulo trabalhar em vários salões, depois para o Rio e, de volta a São Paulo, abri meu primeiro salão, fui fazendo minha clientela e hoje a rede Studio W tem quatro salões.
Cortar cabelos requer técnica, intuição ou estilo?
É uma mistura de tudo. É um dom, mas também requer estudo e atualização, sempre. O mais importante é estabelecer uma “parceria” com o cliente, saber o que ele deseja e conhecer um pouco de sua personalidade para bolar o melhor visual. Meu estilo se molda ao estilo do cliente, eu apenas oriento quanto ao que pode ficar melhor.
A cada temporada são lançadas tendências de moda, maquiagem e cores/cortes de cabelos.Você gosta de segui-las ou prefere buscar algo de acordo com o estilo do cliente?
Estou sempre ligado no que acontece lá fora, principalmente nas semanas de moda e nos tapetes vermelhos. Mas é importante adaptar para a nossa realidade. Nem sempre o corte que fica bem em uma atriz combina com qualquer mulher. Minha tarefa é conhecer as tendências e saber adaptá-las. Tendência é inspiração.
Falando em tendências, tem alguma moda em que você aposte para a próxima estação?
O loiro do verão é monocromático, bem estilo atriz de Hollywood, como Reese Whiterspoon ou Charlize Theron. Tranças como penteado principal ou complementação são uma dica infalível para esses dias quentes. A trança lateral bem despojada, com fios escapando, e os coques trançados estão dando o que falar. Os acessórios também estão com tudo: lenços, chapéus, presilhas… É só ver como eles estão dominando as cabeças famosas por aí!
As mulheres no Brasil têm uma toda especial relação com os cabelos. Uma grande parte procura alisá-los a qualquer preço. O que você acha dessa “mania nacional”?
Que a brasileira adora cabelo liso e comprido, é fato. Eu acho que a mulher tem de se sentir bem com sua aparência, e o cabelo é determinante para esse bem estar. Como cabeleireiro, tento mostrar que não existe cabelo feio, mas mal cuidado. Tento ensinar a cliente a valorizar as condições naturais de seus fios. Mas, se a mulher não quer mesmo assumir os cachos ou o volume, aconselho a procurar bons profissionais para fazer qualquer tipo de química, porque o alisamento tem de ser compatível com o cabelo para ficar bonito e natural.
Você é conhecido por modelar os cabelos de muitos famosos. Como é aliar o trabalho à badalação que vem com isso?
É muito bacana estar nesse meio e conhecer pessoas tão importantes e interessantes. Mas, na hora do trabalho, todos os clientes recebem o mesmo tratamento e a mesma atenção. Não importa se é uma atriz ou uma dona de casa que senta na minha cadeira: tratarei cada uma delas com muito carinho e respeito.
Como será o Studio W aqui em Curitiba?
Estou muito empolgado com a abertura de uma unidade Studio W no Shopping Crystal. Adoro o Paraná, minha terra natal, tenho um carinho enorme pelas pessoas, que são de uma simpatia e de uma receptividade sem tamanho. Abrir uma filial paranaense é um sonho e um projeto antigo que estamos, finalmente, colocando em prática para 2012. Vamos unir tecnologia, luxo e conforto em um só espaço. Quero reservar espaço na minha agenda para poder atender as clientes curitibanas pelo menos duas vezes por mês.
Agora, saindo da vida profissional, conte um pouco de você, do que gosta de fazer, alguma coisa para escapar da rotina.
Minhas grandes paixões são a fotografia, a decoração e a gastronomia. Adoro fotografar, já estive na Índia, onde fiz belíssimas imagens, e acabo de voltar da Amazônia, onde fotografei os índios e a floresta.