Moda e beleza

Fashion Rio antecipa um inverno com requinte

Roberto Couto
22/01/2012 02:08
Foram 24 desfiles durante os cinco dias do Fashion Rio, semana de moda que, no começo deste mês, antecipou as tendências para o próximo inverno. Estampas elaboradas, tecidos sofisticados e bordados rebuscados vão estar em alta na próxima estação, mostrando que os looks até podem ter shapes simplificados, mas abusam de acabamentos requintados.
Para aquecer os dias mais frios, o grande hit deverá ser o tricô, que virá em peças volumosas, sempre soltinhas e de preferência combinadas com jeans – muitos sem lavagem e outros manchados e desbotados. A ideia é compor um look bem despretensioso e confortável. Uma moda feita para “abraçar” o corpo – como um casulo.
E esqueça o color block. Os tons serão os tradicionalmente invernais: os terrosos e alaranjados, os verdes, os berinjelas e os roxos. Mas também não faltarão looks com a velha (e clássica) dobradinha preto e branco. Além disso, as peças virão com muito brilho – em especial, o metálico. O efeito vai aparecer nas mais variadas cores, e misturado ao couro, em tramas de tricô e no lamê. Resta agora esperar para saber se todas essas tendências estarão nas ruas dentro de alguns meses.
Decorativismo
A geometria serviu de ponto de partida para a coleção de inverno 2012 da Printing, recheada de estampas elaboradas, riquíssimos bordados e tecidos sofisticados. Para equilibrar o excesso, shapes limpos e retos.
1 No inverno da 2nd Floor, a sobreposição estará em alta. Destaque para as peças em tricô, que dão um ar confortável e casual ao look. Na passarela, muita alfaiataria e composições que caem muito bem no dia a dia.
2 A Coven fez um dos melhores desfiles do Fashion Rio, inspirado na civilização Maia. As peças, de tirar o fôlego, trazem muitos bordados e texturas em alto relevo. A cartela de cores é quente: marrom, mostarda e dourado.
3 As tradicionais – e sempre impecáveis – alfaiatarias não poderiam faltar no desfile de Walter Rodrigues. Mas o estilista ousou ao mostrar uma coleção austera, dominada pelo preto e branco, e inspirada na cultura Amish, grupo religioso que vive isolado nos Estados Unidos.
1 A Ausländer mostrou uma coleção bem relax. Couro, tweeds e veludo percorreram a passarela. Até xadrez apareceu como poncho e casaco. Mas quem reinou mesmo foram os tricôs.
2 O inverno da Maria Bonita Extra será cheio de “veranicos”, já que a maioria das peças apresentadas tinha comprimentos curtíssimos, tecidos leves e mangas curtas. O brilho foi uma aposta forte e apareceu em looks de tricô, malha, cetim e seda. Até bodies apareceram sob luminosos coats.
3 Com Carolina Dieckmann e Marcelo Serrado na passarela, a TNG apresentou uma coleção jovem e fresh para o inverno 2012. O jeans, carro-chefe da grife, surgiu em diferentes lavagens. Minissaias, trench coats, camisas e shorts também entraram na grade de peças.
1 Com direito a top model paranaense Isabeli Fontana abrindo e fechando o desfile, a grife Ágatha levou para o Fashion Rio uma coleção repleta de mix de texturas e materiais. Veludo molhado, tecidos metalizados, cristais, franjas, pelúcia escovada, lurex e glitter formaram looks totais ou se combinaram.
2 Os casacos, de sarja e couro, vieram com uma pegada urbana e cheios de volume.O inverno do Cantão remete a uma silhueta que envolve e abriga o corpo – como um casulo. A lã surgiu com destaque, inclusive com ótimos efeitos de patchwork. Malha mescla, couro e tricô de seda rústica também deram as caras.
1 A estreante Bianca Marques olhou para o balé para criar seu inverno 2012. Na passarela, muito veludo (preto e vermelho) e alfaiataria com brincadeiras de origamis em tons de cinza. Duas estampas pontuaram a coleção: florais puxados para o berry e, claro, cisnes brancos.
2 A Coca-Cola Clothing apostou em looks bem urbanos, meio oitentistas, meio futuristas. Cores fluo pontuaram as peças de charme street – parkas e casacos volumosos, calças coladas e blusões com gorros.
3 O jeans, é claro, pontuou a apresentação da Herchcovitch – comandada por Alexandre Herchcovitch. Muitos bolsos estratégicos, botões e costuras inacabadas deixaram os vestidos cheios de bossa. Destaque ainda para as saias pouco abaixo dos joelhos e as bermudas ciclistas usadas sob parkas.
*O jornalista viajou a convite da organização do evento.