Moda e beleza

Feira de Moda em Gramado mostra o que estará nas vitrines no inverno

Flávia Alves
24/01/2012 19:08
Em sua 16ª edição, que ocorre de 24 a 27 de janeiro, a Fenim reúne cerca de 1,8 mil marcas e espera receber 30 mil pessoas, entre expositores, lojistas (compradores nacionais e internacionais), criadores de moda, estilistas e outros profissionais do setor. E o Viver Bem confere de perto toda essa movimentação para mostrar o que fará sucesso nas passarelas mais democráticas da moda: as ruas.
Para ajudar a identificar o que estará em alta quando o frio chegar convidamos a jovem estilista Adriana Zanol, que depois de uma temporada na Itália (onde se formou em Design) voltou para o Brasil para investir na marca que leva seu nome.
O passeio de Adriana pela feira começou pela própria coleção, que reúne muitas das tendências deste inverno: rendas, sutis transparências e paetês. “Apostei em vestidos curtos com cortes mais antigos, inspirados nas rainhas e princesas. Por outro lado, investi em tecidos mais esportivos, que contrastam com os modelos clássicos”. O resultado é uma coleção que á cara da geração Y: cosmopolita e ousada, sem deixar o romantismo de lado, claro.
A feminilidade, aliás, também marcou a coleção da Mary Lint, outra marca gaúcha, só que em modelos mais “arrumadinhos”, com cara de festa. Nos looks, mais rendas e paetês. Detalhe para o modelo dos vestidos: curto, de manga longa e decotão nas costas, que fez sucesso nas últimas estações e continua em alta mesmo com a chegada do frio.
E como a moda anda mais democrática que nunca, vimos também pelos corredores da Fenim as saias longas, maxi. Hits deste verão, os modelos permanecem, só que acompanhados de casacos curtos (com comprimento dois dedos abaixo da cintura).
Expectativa
Apesar de tantos casacos, lãs, gorros e peças que prometem deixar o inverno mais agradável e charmoso, a expectativa do primeiro dia de feira girou em torno de pequenas peças nada sazonais: as cuecas.
Isso porque a grande estrela desta quarta-feira é o atacante santista Neymar, garoto-propaganda da nova linha de cuecas da Lupo.
Convidado para desfilar na primeira noite do evento, ainda não se sabe se o atleta irá mesmo “tirar a roupa” e fazer a alegria das “neymarzetes” (que, segundo a organização, formaram uma caravana para ver o craque). Quer saber se ele vai encarar a passarela? Nesta quinta-feira o Viver Bem conta!
* A jornalista viajou a convite do evento.