Saiba por que ver Trama Fantasma, inspirado no estilista Balenciaga
Redação
28/02/2018 18:00
Foto: Reprodução / Trailer
Um filme de drama, dirigido e encenado por vencedores do Oscar, que tem a moda como seu fio condutor e está indicado a seis estatuetas da Academia. Estas são algumas das razões que levaram o longa Trama Fantasma a dominar as rodas de conversas de fashionistas de todo o mundo na última semana. Além disso, o personagem principal é inspirado no estilista espanhol Cristóbal Balenciaga (1895 – 1972).
No filme, o costureiro Reynolds Woodcock, interpretado pelo também premiado Daniel Day-Lewis (o ator levou, entre outros Oscars, o prêmio de melhor ator pelo filme Lincoln, em 2012), trabalha com sua irmã para criar peças para a realeza e as celebridades britânicas.
O início da trajetória de Balenciaga foi semelhante. Em vez de Londres, onde se passa a trama, o estilista e sua irmã inauguraram em 1917 um atelier de costura em San Sebastián. A cidade ficava a poucos quilômetros de onde os dois nasceram: Guetaria, um pequeno vilarejo de pescadores no norte da Espanha. Hoje, a vila conta com um museu dedicado ao estilista.
As semelhanças também valem para o perfil psicológico do personagem. O diretor e roteirista norte-americano Paul Thomas Anderson, que tem no currículo estatuetas por filmes como Sangue Negro (2007) e Magnolia (1999), quis que Woodcock fosse tão metódico e perfeccionista quanto o estilista da vida real. Balenciaga é, até hoje, considerado o arquiteto da alta-costura.
A modelo Stella Oakes posa com traje Balenciaga para o fotógrafo Henry Clarke, na década de 50. Foto: VisualHunt.
Sua obsessão com a perfeição pelas linhas e formas da roupa se tornaram exemplos para outros ícones da moda. Christian Dior (1905 – 1957), por exemplo, o denominava “o maestro de todos nós”; Coco Chanel (1883 – 1991) o considerava um “autêntico couturier”.
Desde 2015, o estilista à frente da criação da marca é Demna Gvasalia, da grife Vêtements (criada em 2009). O designer georgiano substituiu o francês Nicolas Ghesquière, que trabalhou como diretor criativo da Balenciaga desde 1997.
Entre suas mais recentes criações, os polêmicos tênis esportivos com aspecto de sujo (o Triple S) e as plataformas Crocs. Ambos os sapatos esgotaram das prateleiras em questão de dias.
Fotos: Pinterest
Veja, abaixo, o trailer oficial do filme:
Premiações
Além da indicação ao Oscar de melhor filme, Trama Fantasma está concorrendo às estatuetas de melhor ator (Daniel Day-Lewis), melhor atriz coadjuvante (Lesley Manville), melhor diretor (Paul Thomas Anderson), melhor trilha sonora original (John Greenwood) e melhor figurino (Mark Bridges). Nesta última categoria, aliás, o longa foi considerado vencedor no BAFTA Awards, considerado o “Oscar britânico”.
Clique na ficha abaixo para conferir em quais cinemas de Curitiba o filme está em exibição: