Moda e beleza

Graus e tratamentos

Adriano Justino
23/09/2007 16:05


Arthur usou isotretinoína, agora faz peelings para uniformizar a pele e complementa o tratamento em casa
Grau 1 – leve, com aparecimento de cravos, também conhecidos como comedões, por isso é chamada de acne comediana. Recomenda-se o uso tópico da tretinoína, um derivado da vitamina A, que atua contra a hiperqueratinização e a proliferação bacteriana.
Grau 2 – é a acne pápulo-pustulosa superficial. Quando ocorre a proliferação de bactérias, os poros inflamam ou infeccionam ocasionando pápulas. Já quando há secreção purulenta forma uma pústula. Pode ser tratado com peróxido de benzoíla, exfoliante que combate a inflamação e infecção bacteriana, ou com ácido azelaico, antibacteriano, antiinflamatório e que atua contra a queratinização.
Grau 3 – é a acne pápulo-pustulosa profunda. Pode ser combatida com o uso de antibióticos tópicos, como a clindamicina, a eritromicina, ou o ácido salicílico, que combatem a infecção bacteriana e a inflamação.
Grau 4 – quando ocorre o desenvolvimento de lesões graves, como nódulos e cistos, chamada de acne nódulo-cística. Os antibióticos orais, como a tetraciclina e a minociclina são os mais indicados.
Grau 5 – é a acne fulminante, mas a incidência é rara. Recomenda-se uso dos antibióticos orais e da isotretinoína.
Outros tratamentos
• A isotretinoína é um derivado da vitamina A que age em todos os fatores que causam a acne. Se ingerido em doses altas, pode provocar complicações de saúde, mas hoje já se sabe que doses menos elevadas, ingeridas por um período maior de tempo, são mais eficientes e seguras.
• Derivados do ácido retinóico, como a adapalene, possuem menos efeitos colaterais e ação mais eficaz.
• O tratamento a laser auxilia a ação antiinflamatória e os peelings tratam as seqüelas da doenças como as marcas e cicatrizes. Os peelings químicos e mecânicos também são bastante eficientes. O preenchimento e a bioplastia são usados para casos mais graves.
Kit de primeiros socorros
O homem que tem ou já teve acne não deve se descuidar. Veja o que usar para garantir a saúde e a beleza da pele:
• Sabonete antiacne – limpa e controla a oleosidade da pele.
• Hidratante matificante – costuma ser o preferido dos homens, pois diminui o brilho da pele. Pode ser encontrado com ou sem viataminas rejuvenescedores.
• Filtro solar oil-free – para proteger a pele dos raios solares e prevenir as manchas. O fator 15 já é suficiente. Produtos com fatores mais altos costumam ser mais oleosos.
• Locão pós-barba – as que contêm álcool não são recomendadas, pois ressecam a pele. Prefira as de efeito refrescante. Produtos que possuem efeito cicatrizante como azuleno e camomila são indicados não só para acne como para foliculite.
• Se a acne persistir, um creme específico relacionado ao grau da doença deve ser receitado pelo dermatologista.