Preto, cinza, no máximo um marrom. Esta costuma ser, em geral, a paleta de cores dos looks de inverno do brasileiro. Talvez esteja na hora de ampliar esta cartela. O desânimo de um dia frio e cinzento, por exemplo, pode ser resolvido num rápido trocar de roupas.
Experimente substituir o suéter preto de tricô por um vermelho, um amarelo ou mesmo um rosa pink. As cores parecem vibrantes demais para o seu gosto? Tudo bem – vale até começar com algo mais neutro, como um caramelo ou mesmo o clássico azul marinho. O importante é deixara produção mais colorida.
“Um toque de cor é sempre bem-vindo. Ajuda a melhorar o astral”, garante a consultora de estilo Liana Aiçar. Segundo a especialista, as pessoas acabam se limitando aos “óbvios” por praticidade. Afinal, a não-cor, como é conhecido o preto, e seu intermediário, o cinza, possibilitam mil e uma combinações.
Para fugir um pouco da mesmice, Liana sugere alguns passos para aliviar a sisudez das peças de frio com truques fáceis. Inspire-se.
Antes de sair comprando roupas coloridas a torto e a direito, pare e lembre daquela peça preta ou cinza que você adora. Um suéter, uma camiseta de manga comprida ou até uma calça estilo alfaiataria.
Escolhendo alguma outra na mesma modelagem, mas em cores diferentes, as chances de que ela seja usada com frequência no inverno serão bem maiores do que se você tivesse comprado uma peça aleatória só porque é colorida.
Tem mais: para cada peça do guarda-roupa, segundo Liana, a proporção de uso deve ser 3:1. Ou seja, “ela tem que compor pelo menos três looks diferentes”, explica. Falando de cores, a dica da consultora para um closet equilibrado é ter 40% de peças coloridas e o restante neutras.
As peças em tons neutros podem ser as grandes aliadas de looks de inverno diferentes, de acordo com a consultora de estilo. Ela dá a dica para quem quer apostar em combinações coloridas sem gastar muito com peças que ficarão “marcadas”, como casacos e sobretudos.
“Como eles costumam ser mais caros, quem tem medo de arriscar num tom vibrante pode investir nos mais neutros, como o azul marinho e o bege ‘camelo'”, sugere. Para completar o guarda-roupa com um leque maior de possibilidades, o truque é comprar suéteres coloridos. “Essas peças sempre são mais baratas e fáceis de combinar com outras”, explica.
Este é um dos segredos para looks de inverno com muito estilo, segundo Liana. Porém, na hora de combinar peças de uma mesma paleta de cores, o segredo é misturar texturas.
“Para o look não ficar chapado, com cara de conjuntinho. Dá para misturar couro com tricô e seda, um toque de veludo“, sugere a consultora.
LEIA TAMBÉM
Colunistas
Enquete
Animal