Moda e beleza

Passo a passo da massagem facial em casa

Camila Rehbein, especial para a Gazeta Povo
03/06/2016 22:00
Thumbnail

Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

O mercado da beleza sempre está se reinventando e a todo momento inúmeras técnicas surgem para incrementar a rotina de cuidados com a pele. O ideal, no entanto, é quando conseguimos tirar alguns momentos para colocar a mão na massa e trabalhar com o rosto de forma completa. E as técnicas de massagem facial entram aqui como um “bônus” para melhorar a circulação, minimizar olheiras e até mesmo trabalhar no contorno do rosto. “A massagem facial ajuda no rejuvenescimento da pele combatendo as rugas e a flacidez da pele, além de promover um profundo relaxamento quando aliado a aromaterapia, ativos e óleos extraídos da natureza”, explica a esteticista Bárbara Moraes.
Por não haver uma padronização dos movimentos, é possível fazer algumas técnicas em casa ou até mesmo em pequenos momentos de relaxamento durante o dia a dia. Para complementar, é possível associar o uso de alguns produtos cosméticos como leites de limpeza, cremes hidratantes ou nutritivos e tônicos. “Se você está em casa, é importante limpar a pele com um sabonete líquido facial para só então fazer cada uma das massagens. Normalmente, usamos somente as mãos e, no caso da drenagem linfática, os cremes são dispensáveis. Somente a suavidade das mãos já é o suficiente”, explica Bárbara.
LEIA TAMBÉM
Segundo os especialistas, não é necessário ficar mais do que 5 minutos fazendo os movimentos, que devem ser suaves e firmes. “Muita gente acha que precisa ficar fazendo força para ter bons resultados e é totalmente o contrário. Os movimentos devem ser rítmicos e suaves”, esclarece a dermaticista da Vitaclin, Daniele Florencio. Uma das indicações da especialista é a drenomassagem, que não exige conhecimento técnico para ser aplicada e pode ser feita quantas vezes a pessoa quiser durante o dia, basta ter um tempinho livre.
Aliado à massagem, a pessoa pode ainda fazer exercícios que fortalecem a musculatura facial e outras técnicas que atuam diretamente no bom tratamento para a pele e no combate ao estresse, como por exemplo, a massagem circular –que estimula o sistema circulatório, permitindo um melhor transporte de oxigênio e nutrientes para a pele – ou a massagem relaxante – que relaxa os músculos da face reduzindo o estresse e consequentemente diminui as marcas de expressão decorrentes a esse problema.
Passo a passo
Realizar as manobras da drenomassagem é mais simples do que parece e, para inseri-las na rotina de beleza, Daniele Florencio ensina o passo a passo para não ter erro e aproveitar todos os benefícios das técnicas. Cada um dos movimentos deve ser feito de 5 a 7 vezes e não demora mais do que 5 minutos para finalizar o ciclo. Nas imagens desta matérias, você aprende como fazê-las.
1º passo
Pescoço: antes de começar a trabalhar no rosto, é importante fazer o “bombeamento” do pescoço com leves movimentos ascendentes. Vá da base lateral do pescoço até o começo no queixo maxilar. Esse movimento é importante para melhorar a oxigenação do rosto, para que os linfonodos estejam preparados para receber as toxinas e eliminá-las adequadamente.
2.º passo
Testa: faça movimentos ascendente na região frontal da testa. Comece na altura da sobrancelha e alterne os movimentos com os dedos fechados. Sabe aquelas marcas de expressão que costumam aparecer nessa região? Com a prática constante dá para dizer “adeus” a elas.
3.º passo
Olhos: as marcas de expressão que aparecem depois dos 25 anos e até mesmo as olheiras podem ser minimizadas de forma considerável com esse movimento. Faça leves compressões na região, mas fique atento: sentir o ossinho é o limite, nada de pressionar as regiões moles. Por ser uma área muito sensível, você pode acabar machucando o local.
4.º passo
Bochechas: com os dedos faça movimentos firmes até chegar quase nas orelhas. Com o tempo é possível notar a diferença na firmeza muscular da região além de ajudar a eliminar as toxinas presentes na pele por causa do estresse.
5.º passo
Bigode chinês: uma das regiões que podem incomodar muito, principalmente as mulheres, o conhecido “bigode chinês” aparece muitas vezes por falta de uma circulação sanguínea adequada. Para minimizar esse sinal, dê pequenas pinçadas com os dedos na região. Pode ficar um pouco vermelho, mas significa que o sangue está se concentrando no local e isso é um ótimo sinal.
6.º passo
Boca: use dois dedos para fazer movimentos de levantamento da região da boca. É importante deixá-las levemente fechadas para que a musculatura possa ser estimulada. A prática regular ajuda na flacidez da região e evita aquelas ruguinhas acima dos lábios.
VÍDEO: Confira como colocar em prática a técnica da massagem facial.