Moda e beleza

Morre aos 92 anos o estilista francês André Courrèges; relembre seu trabalho

Bruna Covacci
08/01/2016 17:57
Thumbnail
maison Courrèges anunciou na sexta-feira (08) a morte do seu fundador, André Courrèges, aos 92 anos. Há 30 anos o estilista lutava contra a doença de Parkinson e, segundo o comunicado, faleceu na última quinta-feira (07).
Entre vestidos curtos com linhas limpas e a onipresença do branco, sua cor favorita, tinha ideias futuristas e apostava na androginia, roupas plásticas e metalizadas e materiais metálicos. Sua coleção chamada “Space Age” entrou para a história da moda representando a revolução Courrèges dos anos 1960.
“Ao longo de sua vida, André Courrèges, com (sua esposa) Coqueline, não parou de avançar, de inventar para estar sempre à frente. Um criador visionário que anteviu o que seria o século 21 e que acreditava no progresso. E isso é o que torna Courrèges tão moderno hoje”, declararam Jacques Bungert e Frédéric Torloting, copresidentes do grupo Courrèges.
Para ele, a mulher já deveria ser tratada da mesma forma como os homens são tratados nos anos 1960. Em uma frase famosa ele dizia: “A mulher é igual ao homem, trabalha, tem mil afazeres. Por isso é preciso facilitar sua vida e lançar mão de todo o avanço tecnológico que traz esta facilidade.”