Apesar de não realizar testes em animais desde 2006, a Natura conquistou apenas este mês o selo “The Leaping Bunny“, garantido pela Cruelty Free International, uma das mais antigas e respeitadas organizações na luta pelo fim dos testes em animais. A aquisição do selo significa que nenhum dos produtos da marca conta com testes em animais. Com a certificação, a Natura se junta a mais de mil empresas que também já obtiveram esse reconhecimento, entre elas a The Body Shop, adquirida pela marca em setembro do ano passado.
Todas as linhas da Natura contam agora com a certificação, entre produtos para corpo, rosto, cabelos, perfumaria e maquiagem. Suas fórmulas têm em média 81% de ingredientes vegetais e muitos produtos podem ser considerados veganos (sem qualquer origem animal na composição), como os sabonetes em barra, cremes, shampoos e hidratantes da linha Ekos.
Desde 2006, a empresa brasileira (com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru) desenvolveu mais de 67 metodologias alternativas para avaliar a segurança de seus produtos, em parceria com universidades e institutos de pesquisa brasileiros e internacionais.
Entre as principais inovações obtidas no período, destacam-se o uso de ferramentas in silico (softwares capazes de predizer qual o perigo do ingrediente, baseado na estrutura molecular) e modelos 3D de pele e córnea equivalentes, que possibilitam a investigação de irritação e alergia sem uso de testes em animais.
Para encontrar a lista completa das empresas certificadas pelo Leaping Bunny, visite o site:
www.crueltyfreeinternational.org/leapingbunnyLEIA TAMBÉM