Arbol, Projeto 01 e Sassy: conheça os novos talentos da moda curitibana
Marina Mori
01/10/2017 09:38
Marcas jovens e sem medo de ousar. Estas são as principais características dos novos talentos da moda curitibana. Foto: Divulgação ID Fashion / Antonio More
Eles são jovens e considerados os novos destaques da moda no Paraná. Arbol, Projeto 01 e Sassy foram as marcas escolhidas para estrelar suas coleções para o público paranaense durante a terceira edição do IDFashion na mostra “Geração de Novos Talentos”.
Com estilos bem diferentes entre si – como minimalismo da Arbol, o ar despojado da Projeto 01 e a ousadia das roupas coladas e vibrantes da Sassy -, as marcas conquistaram os mais de 500 espectadores que lotaram os assentos da catwalk na última quinta-feira (28), primeira noite do evento.
A seguir, veja como foram os desfiles e conheça os responsáveis pela nova moda autoral curitibana.
ARBOL
Lívia Moro criou a Arbol há pouco mais de três meses após uma crise com a moda. Durante um intercâmbio na época da faculdade, a estilista de 25 anos descobriu, enquanto percorria o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, que não é preciso muito para ser feliz.
“Eu tinha duas camisetas, dois shorts e pensava: sou designer de moda, como vou vender roupa da maneira certa?”, conta. A reconciliação veio através da produção enxuta, com tecidos duráveis (linho, principalmente) e a partir de peças atemporais que combinam entre si.
Em tons neutros como marrom, rosa quartz, azul claro e off white, Lívia produziu looks com modelagens em alfaiataria clássica sem abrir mão do conforto. A coleção, que teve como uma de suas inspirações o Bosco Verticale (a primeira floresta vertical do mundo, em Milão), buscou mostrar que a integração entre a natureza e a cidade é possível.
As designers gráficas e estilistas Patrícia Hirozawa, de 31 anos, e Vanessa Lisboa Gabardo, de 27, apostam nas modelagens amplas com influência japonesa e nas cores vibrantes em suas coleções-cápsula. A alfaiataria, o street style e o sportwear são estilos sempre presentes nas peças da Projeto 01, criada em 2016.
O tema da coleção apresentada durante o ID Fashion foi a diagramação. A referência ao design gráfico apareceu nos shapes assimétricos e com vários recortes, assim como nas estampas em tons vibrantes (em especial o vermelho), feitas com os tecidos da própria coleção.
Os amigos Rafaela Camilo, 24, Fernanda Pompermeyer, 24, e Jonas Sanson, 23, não conseguiam encontrar nas lojas roupas que satisfizessem seus estilos. Decidiram, então, criar as próprias peças. Nasceu a Sassy. “Essa é a primeira coleção completa da marca. As peças anteriores eram como nossos experimentos”, conta Rafaela.
Inspirada nas grifes Versace, Jean-Paul Gaultier e Vetements, a Sassy é uma marca que gosta de provocar, como o nome bem diz (em inglês, a palavra representa audácia, ousadia).
Em seu desfile de estreia, pantacourts, corpetes e meias calças apareceram em tons vibrantes de amarelo, rosa e azul, referências clássicas dos anos 90 e também da estética de Memphis (precursor do design pós-moderno).