Moda e beleza

O charme dos caracóis dos cabelos deles

Franco Caldas Fuchs, especial para a Gazeta do Povo
12/02/2012 02:04
O estudante Émerson Mioto não abre mão de xampu, condicionador e leave-in para cuidar dos cachos
Para os marmanjos sem muita paciência, nascer com cabelos cacheados pode ser uma dor de cabeça. Afinal, como diz o cabeleireiro Luiz Pedro de Lima Santos, do Torriton Taunay Hair n’Care, “é um tipo de cabelo que exige muito mais cuidado, principalmente com a hidratação”.
Mas para aqueles que aceitam e curtem esse charme, o trabalho de cultivar os cachos vale a pena. “Foi justamente o meu cabelo que chamou a atenção da minha namorada Caroline”, conta o estudante de fotografia Émerson Mioto. Ele não dispensa o uso diário de produtos como xampu e condicionador para cabelos cacheados e um leave-in (creme sem enxágue). Sem isso, a namorada prefere que ele use um boné.
O cabeleireiro Jonathan Washington, também do Torriton, acredita que a pressão feminina contribui para que muitos outros homens exibam seus cachos, em vez de raspá-los impiedosamente: “A cobrança delas tem feito eles ousarem mais”. Santos observa ainda que, normalmente, quem deixa os cachos crescerem são rapazes que têm uma “personalidade forte e que valorizam essa beleza”, diz o profissional, que já tratou dos cachos do galã Cauã Reymond.
Produtos que vão ajudar a deixar os cachos soltos e definidos:
Cachos domados
Ao assumir seus caracóis, o homem deve estar preparado para hidratar o cabelo pelo menos uma vez por semana. Para isso, investir em bons produtos é uma necessidade real. “Vale a pena buscar boas marcas, porque o resultado é melhor. E como o homem não precisa usar uma grande quantidade de produto, ao contrário das mulheres, é um bom custo benefício”, diz Santos.
Para se otimizar o tempo, a aplicação dos cosméticos também pode ser incorporada na rotina diária. “Terminou o banho, seque o cabelo de leve e dê umas amassadas nele pra tirar a umidade. Depois, com um definidor ou uma pomada, passe o dedo nos cachos, um a um, no caminho do trabalho ou da faculdade. Não precisa ter vergonha, dá pra fazer isso na rua, e é mais rápido do que parece”, sugere Washington.
Contrariando o senso comum, os cabeleireiros também garantem que esse tipo de cabelo permite uma variedade de cortes e penteados. “Não é um cabelo limitado, sem falar que existem vários tipos de cachos: desde os maiores e soltos, como o do Emerson, assim como os cachos de cabelos mais crespos e o de cabelo afro, que é um cacheado miúdo”, enumera Santos.
Confira o passo a passo de hidratação de um cabelo afro. feito pelo cabeleireiro Luiz Pedro de Lima Santos no modelo Alef Cleiton Braz:
Serviço:
Torriton Taunay Hair n’Care, Avenida Presidente Taunay, 321, Batel, fone (41) 3091-8686.