Moda e beleza
O que NÃO se deve fazer
– Deixar a roupa ensaboada em sabão de coco para ficar mais branca é mito. Esse tipo de processo danifica as fibras do tecido e desgasta rapidamente as peças.
– Colocar as peças de molho do alvejante também é extremamente prejudicial às fibras do tecido por causa do cloro.
– Nunca misture roupas brancas com coloridas. Lavá-las sempre separadamente evita manchas que dificilmente saem depois.
– Não torça a roupa até a última gota (isso vale para peças de qualquer cor). O processo rompe as fibras do tecido e danifica a peça.
O que se DEVE fazer
– Verifique sempre qual é o melhor processo de limpeza da peça olhando as instruções da etiqueta. Normalmente, a lavagem das roupas brancas não deve ser feita a seco, mas de forma tradicional, com água, para retirar melhor o encardido.
– A secagem da roupa branca deve acontecer naturalmente. O ideal é não deixar as peças expostas ao sol, pois o calor pode amarelar as peças. Até mesmo o calor da secadora de roupas pode ser prejudicial. Para acelerar o processo, pode-se utilizar um ventilador.
– Guardar as peças embrulhadas em papel de seda azul ajuda a bloquear a penetração de luz no tecido, evitando a sua queima.
– Quando se mancha roupa branca, é preciso todo cuidado. Nem sempre os produtos de limpeza convencionais removem todo o líquido da mancha, como um molho de tomate ou vinho. Se você já fez uso dos removedores que existem no mercado e ainda não conseguiu se livrar da mancha, deve levar a peça a uma lavanderia, onde são usados produtos especiais e com efeito mais potente.
Colunistas
Agenda
Animal