Moda e beleza
Uma árvore encontrada apenas no Marrocos é a mais nova aliada na hidratação dos cabelos. O óleo de Argan, extraído das sementes e frutos secos da árvore, tem alta concentração de ácidos graxos, um tipo de gordura “boa” essencial para o organismo e que atua diretamente sobre os cabelos e a pele. Usado pelos nativos da região há séculos, chegou recentemente à indústria dos cosméticos e virou uma febre, principalmente, entre os fabricantes de produtos para as madeixas.
De acordo com o médico dermatologista Gustavo Braz Tha, os ácidos graxos e a vitamina E são os principais responsáveis pela hidratação. “O óleo de Argan é recomendado para cabelos mais danificados e age hidratando as lâminas de queratina, as chamadas cutículas dos fios”, explica. Ainda segundo ele, quem tem cabelos mais oleosos deve usar o produto com cautela.
“O óleo de Argan penetra na fibra capilar e faz uma ‘manutenção’ da saúde dos cabelos”, acrescenta Ademir Júnior, médico tricologista e professor da Universidade Anhembi Morumbi. Ele alerta, no entanto, que o produto não é capaz de resolver problemas mais profundos dos cabelos. “Como a maioria dos cosméticos capilares, ele maquia o visual dos fios danificados e protege para que novos danos não venham a surgir”.
Para obter o melhor resultado possível, deve-se usar o óleo puro e extra virgem como tratamento profundo, porém, devido ao seu alto valor no mercado ele está presente na composição de vários outros produtos como shampoos, condicionadores e fluidos finalizadores. Justamente por isso, deve haver cuidado na hora da compra para verificar se a concentração de óleo realmente será eficiente.
Embora a maioria dos produtos lançados no mercado com a novidade seja direcionadas aos cuidados com os cabelos, o óleo também tem efeitos benéficos se usado na pele, desde que produzido especificamente para essa finalidade. “É recomendado procurar um dermatologista para avaliar a saúde dos fios e também da pele, pois assim é possível manipular o cosmético com a concentração adequada do óleo”, indica Gustavo.
Colunistas
Agenda
Animal