Para quem não nasceu com longos e volumosos cílios, um alívio. A indústria cosmética anda fazendo de tudo para tornar seu olhar mais arrebatador. Só a escolha da máscara de cílios, por exemplo, pode variar o efeito do make. A maquiadora Luciana Alves, da Contém 1g, explica que os produtos não são todos iguais. “É uma lenda dizer que só o pincel é diferente. Existe máscara para sustentar, para alongar, dar volume. A composição também é outra.”
Para um efeito natural, pode-se optar por máscara transparente com efeito de sustentação, que mantém os cílios curvados e para cima. Um olhar fatal, por sua vez, pede cílios superiores alongados e volumosos, efeito que se consegue com máscaras que contenham fibra de náilon na composição (que se juntam ao cílio e aumentam os fios) e um pincel abaloado, com cerdas separadas. Para um olhar romântico, de boneca, deve-se apostar em cílios marcados em cima e embaixo.
As máscaras coloridas são outra opção interessante. Luciana afirma que mulheres com olhos escuros devem optar por cores frias – azul e roxo, por exemplo –, já as de olhos claros devem investir no vermelho. A propósito, sobre as máscaras, a maquiadora diz que o ideal é trocar o produto a cada três meses, não adicionar água ou soro fisiológico ao tubo e aplicar de forma cuidadosa nos cílios – de fio a fio.
Outro companheiro inseparável dos cílios deveria ser o curvador anatômico. Segundo Luciana, eles abrem o olhar, deixando-o mais expressivo. Ela indica os acessórios de aço inoxidável, que têm o mecanismo de alavanca (sem mola). “Os de plástico não são anatômicos e não recomendo os que esquentam.”
É importante lembrar que os cílios devem ser curvados sempre antes da aplicação da máscara, evitando a quebra dos fios ou que fiquem desorganizados. A maquiadora ensina que o aparelho pode ser higienizado com algodão embebido de álcool.
Por mais tempo
Quem não tem muita paciência com o ritual curvador + máscara para cílios ou tem fios muito clarinhos e curtos, pode apelar para soluções como o alongamento temporário, o permanente e a tintura. Veja como é feito o alongamento:
De acordo com a maquiadora Mari Souza, do Lady&Lord, o alongamento feito no salão, com um produto de linha profissional, mais resistente, pode durar até um mês e o feito em casa, com cola para cílios normal, dura até uma semana. Ela comenta que a melhor opção são os postiços em tufos, que devem ser colocados intercalando os tamanhos. “São mais fáceis de aplicar e ficam mais naturais.”
Por serem muito delicados, não é possível usar o curvador e Mari afirma que é preciso ter cuidado na hora de lavar os olhos, pois os cílios postiços podem se soltar em contato com a água, principalmente morna.
O permanente de cílios é muito procurado por quem tem os fios mais retos ou caídos. Em 50 minutos é possível conseguir cílios curvados que durarão de dois a três meses. Segundo a tecnóloga em estética Aline Takeda, do Lady&Lord, esse procedimento é indolor e pode ser feito a partir dos 12 anos.
A tintura para cílios, normalmente feita junto do permanente, colore os fios em 15 minutos por até dois meses. Aline diz que a tintura não interfere no efeito das máscaras para cílios, podendo-se usar inclusive as coloridas. Ela também lembra que tanto o permanente quanto a tintura não modificam a estrutura do fio, não engrossam nem alongam.
Da Contém 1g: máscara amplificadora de volume 3D define, alonga e dá volume intenso aos cílios. Com Pantenol, auxilia na hidratação. R$46. Máscara para cílios rainbow tem polímeros formadores de filme que conferem secagem rápida. R$ 29.