Moda e beleza

Pinça nelas, mas sem desenhar

Gabriel Azevedo
11/05/2014 03:14
Não é preciso ser nenhum David Beckham ou Cristiano Ronaldo para se preocupar com outros pelos que não sejam os da barba. Se a depilação ainda é um tema que divide a opinião masculina, aparar a sobrancelha e arrancar alguns pelos indesejáveis é cada vez comum entre os homens, que não só colocaram o procedimento na rotina, como arriscam alguns desenhos.
Uma das partes responsáveis pela fisionomia, às sobrancelhas, se trabalhadas corretamente, pode trazer benefícios: expressão menos sisuda, mais leve. De acordo com arte educadora e designer Grisiela Ribeiro, uma sobrancelha mal cuidada pode passar uma imagem pesada, de um homem “marrento’ ou de olhar de cansado. “Fazer a sobrancelha é fundamental para suavizar e melhorar a imagem”, diz.
A designer de sobrancelha Ângela Ribas, que trabalha no Rei da Barba – empresa especializada em tratamentos masculinos –, conta que a procura pelo serviço cresceu muito nos últimos anos. “Ainda temos clientes que chegam com o pé atrás, mas é só conferirem o resultado, que acabam voltando”, revela.
Limpeza
Cada sobrancelha é trabalhada de uma maneira diferente. Não existe um padrão ou uma receita única. E existem diferenças, principalmente de formato. Ângela Ribas usa um paquímetro e faz a limpeza com cautela conforme o olho e o tamanho da testa. “No começo é normal apenas fazer uma limpeza no rosto e tirar o excesso de pelos”, explica. “Mesmo aqueles que pedem para desenhar levemente, tenho cautela para que as sobrancelhas não chamem a atenção”, conta.
Os homens costumam ser mais discretos com os seus cuidados e não gostam de deixar revelado, num primeiro olhar, que, por exemplo, fazem a sobrancelha. “É preciso suavizar, mas respeitar o formato”, afirma Grisiela Ribeiro.
Procedimento
Com pelos mais grossos e sem muita intimidade com a pinça, banir a “monoselha” não é uma tarefa suave. Dói (e dói muito). Para facilitar a vida dos clientes, muitas designers usam um gel anestésico. Normalmente, a limpeza começa com a cera e os pelos são arrancados pela raiz. Os que sobram, principalmente acima do olho, são retirados com uma pinça, um por um. Para finalizar, os pelos são aparados com uma tesourinha. O serviço dura entre 20 e 40 minutos e custa, em média, R$ 35.