Como driblar o jeito “tiozão” e usar camisa de manga curta
Willian Bressan
08/01/2016 22:00
Verão pede conforto, tramas leves e menos tecidos. E neste último quesito as polêmicas camisas sociais masculinas de manga curta, indiscutivelmente, cumprem a missão. Mas de onde vem a má fama da peça ser duvidosa e de “tiozão”? Para Arlindo Grund, consultor de estilo e apresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT), esse preconceito ocorre por causa de erros frequentes cometidos ao se usar a camisa. “O primeiro cuidado é com o tecido. Se a peça for de seda, corra léguas”, afirma. O segundo erro, de acordo com Grund, é a numeração. “Se a camisa fica grande demais, não valoriza o corpo do homem”, acrescenta o consultor de estilo.
O produtor de moda Allan Ponciano concorda e diz que a peça acabou saindo do guarda- roupa masculino e até mesmo das vitrines por conta dos erros cometidos, mas ainda é uma boa opção para o verão, desde que os cuidados sejam tomados. “Além disso, as estampas mais alegres contém informação de moda, mas é preciso atentar com as prints geométricas que dão volume na barriga. E atenção na hora da sobreposição: se for usar uma camiseta por baixo, combine as cores. Se a camisa for clara, a peça debaixo também deve ser”, aconselha Ponciano, que assina nosso editorial.
Calças Outro cuidado é optar por calças de linho ou de alfaiataria que caem bem com o look casual. “Lembrando que as camisas de manga curta são mais descontraídas. Então usa-las com bermudas ou calças mais largadas pode ser uma boa alternativa. Nesse caso, o tênis é super indicado”, acrescenta Grund.