Moda e beleza
Primer, sérum, BB cream, corretivo, protetor solar… é tanta coisa para aplicar no rosto que a cabeça fica cheia de dúvidas logo pela manhã. O que vai primeiro? Se eu passar tudo isso, a pele vai pesar? O que é preciso reaplicar ao longo do dia? A médica dermatologista Cristhiane Likes Mischiatti Sontoura facilita sua vida e explica tudo passo a passo.
“A primeira medida é a higienização”, afirma ela. “Dependendo do rosto da paciente, se ela não tem excesso de oleosidade, espinhas ou alguma doença, basta lavar com água e o mesmo sabonete de uso diário para banho, desde que ele não seja muito abrasivo.” Caso a pele seja oleosa ou existam outras particularidades, o ideal é usar o produto indicado pelo seu dermatologista.
Depois de limpar, é hora de hidratar com uma loção ou creme específico para seu tipo de pele. “Séruns com vitamina C e E cumprem a função do hidratante para mulheres até a faixa dos 30 anos”, lembra a dermatologista. Para adolescentes, que costumam ter a pele mais oleosa, é possível pular a etapa da hidratação e ir direto para a seguinte: a proteção contra os raios nocivos do sol.
“O uso diário de filtro solar é indispensável, e o Fator de Proteção Solar (FPS) deve ser, no mínimo, 30”, enfatiza Cristhiane. Após esse passo, a pele estará pronta para receber o primer ou pré-maquiagem, caso você faça uso desse produto. Ele disfarça o aspecto dos poros, preenche linhas finas de expressão e prolonga a duração dos outros cosméticos.
Maquiagem
O processo de pintar o rosto inicia com a aplicação do corretivo, que disfarçará olheiras e pequenas imperfeições. A seguir, chega a vez da base, responsável por uniformizar o tom da pele. “Há filtros solares que têm base, e BB creams com proteção solar. Dá para substituir o protetor e a base por esses produtos, que cumprem duas finalidades”, sugere a especialista.
Esses cosméticos são adequados para adolescentes, que preferem maquiagens mais leves, ou mulheres que querem passar uma quantidade menor de produtos no rosto. “Mas o FPS tem de ser no mínimo 30, e a marca deve ser confiável, indicada por um dermatologista”, reforça ela.
Aí é só passar pó compacto nas áreas de mais oleosidade e voilà! Seu rosto estará preparado para o blush, o lápis de olho, a sombra e o que mais você desejar. Make pronto, você sai para o trabalho. O filtro solar tem duração de três horas e, antes do almoço, é preciso reaplicá-lo. E agora?
“Passe o protetor por cima de toda a maquiagem, não é necessário removê-la com demaquilante nem lavar o rosto. Depois, finalize com o pó compacto nas áreas de mais brilho”, ensina Cristhiane. Mas se a simples ideia de reaplicar um creme ou loção em cima de todo o make te horroriza, você pode substituir o filtro por um pó compacto com proteção solar.
A reaplicação precisa ser repetida de três em três horas para garantir que sua pele esteja protegida. “Não é somente o sol que faz mal. Há estudos que mostram que as luzes frias de escritório também provocam melasmas, manchas de coloração marrom mais comuns em mulheres”, diz a dermatologista.
para seu tipo de pele, não terá problemas”, garante. Por isso, consulte um especialista antes de eleger seus cosméticos ou de investir em produtos caros.
Colunistas
Agenda
Animal