Você já vestiu uma roupa e, ao se olhar no espelho, pareceu cansada? Trocou por uma peça de outra cor e se sentiu radiante? O fato é que as cores certas podem destacar o tom da pele, dos cabelos, dos olhos, enquanto que as erradas apagam e evidenciam alguns detalhes que você preferiria esconder.
Para conhecer quais as cores mais adequadas para você, os consultores de estilo recomendam a análise cromática, que é individual e bastante específica, e leva em consideração dois aspectos importantes: o contraste entre a cor da pele e do cabelo e a “temperatura” da pele. O detalhe é que tinturas de cabelo, pele bronzeada e sobrancelhas interferem nessa avaliação.
A primeira parte do processo compara o tom da pele e dos cabelos. “O alto contraste acontece, por exemplo, quando o cabelo é muito escuro e a pele bem clara. O baixo contraste, por outro lado, é observado quando o tom do cabelo é mais claro e a pele mais escura e eles ficam mais próximos”, explica a consultora de imagem Marcele Goes, do Estilo sob Medida.
Na hora de determinar a “temperatura” da pele, o ideal é aproximar um tecido dourado e depois um prateado do rosto e identificar com qual tom sua pele harmoniza melhor (fica mais iluminada, sem sinais de abatimento, valorizando os pontos fortes). Se for com o dourado, a pele é quente, se for o prateado, a pele é fria. “A cartela de cores é tão completa que também serve para a escolha das maquiagens”, observa a consultora Cíntia Demori Castaldi.
Para as estampas, vale a mesma regra, seguindo o tom que mais se destaca no desenho. “Se a estampa for semitonada, considere o tom da base. Mas se houver um contraste entre cores, siga a predominante”, observa Marcele.
Essas dicas permitem que qualquer pessoa faça sua própria análise. “O espelho ajuda a perceber quando uma cor deixa sua aparência mais abatida, ressalta as olheiras, ou ilumina o rosto”, diz a consulta de imagem da Boucle, Gabí Souzä. A consultora Cíntia alerta, no entanto, que as cartelas podem servir como base, mas não há um padrão que sirva para todas as pessoas, e apenas um consultor especializado pode fazer uma análise cromática personalizada.
TESTE
Serviço:
Cíntia Demori Castaldi, www.cintiacastaldi.com.br
Gabí Souzä, www.boucleconsulting.com.br
Colunistas
Agenda
Animal