Moda e beleza
“É perfeitamente possível casar roupas da avó, com outras mais modernas, porque o que interessa é ter atitude, e o conceito vintage abre um leque de possibilidades pra isso”, diz o costureiro e garimpeiro de roupas de brechó, Márcio Oliveira.
Para ele, os acessórios mais requisitados pelas meninas são os broches e os óculos de “gatinho” e de armações grandes e quadradas. Já as roupas variam, e vão desde os shorts de linho de cós alto às camisetes. “O segredo é não ser escravo das tendências da moda, ser criativo e se sentir bem”, diz. “Penso, por exemplo, num vestido tubinho anos 1960 com meias supercoloridas ou um pretinho básico com um casaco antigo brocado. Entre o clássico e o moderno, o céu é o limite”, complementa a estilista Lisa Simpson.
Ela diz que o bacana da moda contemporânea é a liberdade de expressão, em que podem ser resgatadas referências de várias décadas e trazê-las para a atualidade. “Peças antigas tinham tecidos e acabamentos de melhor qualidade, pois eram feitos para durar mais tempo.”
Armário compartilhado
A bailarina Tatiana de Araújo, de 25 anos, sempre que pode garimpa peças no guarda-roupa da avó, Aurélia de Araújo, 75 anos. “Elas têm uma marca individual e evitam o risco de encontrar alguém com as mesmas roupas que uso”, diz. E a avó Aurélia se orgulha: “A Tati usa minhas roupas, mas cria maneiras originais de se vestir. Ela mistura, incrementa, faz várias combinações e fica linda de todos os jeitos”.
Aurélia costura desde os 13 anos, e conta que não segue nenhuma tendência para criar seus modelos. “Gosto de inventar, e mesmo quando copio, inovo”, diz. Dentre as roupas da vovó, Tatiana destaca as saias godê, os brincos de madeira e os casacos de lã. “Comecei a usar as roupas dela quando ia dormir na sua casa e ela começou a me emprestar, até eu gostar da ideia e não parar mais”, conta.
Ainda que Aurélia tenha 1,54 metros de altura e pese 54 kg e Tatiana 1,73 metros de altura e 69 kg, isso não impede que elas compartilhem roupas e acessórios. “Apesar de baixinha e fofinha, minha avó sempre teve muito estilo, viajou muito e é supermoderna. Então, por que não trocarmos figurinhas?”, arremata. Veja a seguir o ensaio fotográfico feito com Tatiana, que veste roupas próprias e outras “emprestadas” da vovó.
Serviço
Fotos: Daniel Ernst/Estúdio Clickcenter, Rua Maria José Godoy, 201, Bom Retiro, fone (41) 3527-8218 e site www.clickcenter.com.br
Márcio Oliveira, Ateliê Colete Corselet, fone (41) 3076-7700
Lisa Simpson, A Gente Costura, Av. Jaime Reis, 278, São Francisco e e-mail agetecostura@gmail.com
Cabelos: Allan Zamarioltti, do Torriton Taunay Hair n’Care, Al. Pres. Taunay, 321, Batel, fone (41) 3091-8686.
Colunistas
Agenda
Animal