Moda e beleza

Raubdruckerin, os artistas que fazem estampas a partir de bueiros

Redação
19/10/2017 16:53
Thumbnail

Criado há 11 anos, o coletivo de artistas alemães quer mostrar ao mundo que a beleza urbana não precisa passar despercebida. Foto: Divulgação Ruabdruckerin

Tampas de bueiros, trilhos de trem, marcos cravados em calçadas. Estas são as matérias-primas de um coletivo de artistas alemães, o Raubdruckerin, há 11 anos. Objetos banais do cotidiano das principais metrópoles europeias transformam-se em estampas exclusivas de camisetas, moletons e ecobags a partir da impressão feita diretamente no chão.
O nome do coletivo é inspirado na palavra alemã Raubdruck, que se refere às versões falsificadas de pinturas (pirataria). Os Raubdruckerin, ou Impressoras Piratas, brincam com o termo ao “piratear” estampas que pertencem à cidade.
Os artistas começaram a registrar detalhes urbanos de Berlim em 2006, mas em pouco tempo passou a procurar estampas em cidades como Paris, Bruxelas, Madri e Lisboa. Nos próximos meses, outros hidrantes, placas e calçadas de Viena, Budapeste e Praga se tornarão peças únicas.
Nenhuma impressão é igual a outra, mesmo que a superfície seja a mesma, e o resultado é inesperado e surpreendente. O grupo aplica tintas eco-friendly na tampa de bueiro e coloca a camiseta ou outra peça em cima da tinta.
“Uma parte da cidade está sendo extraída de sua forma original e sendo trazida a uma nova vida em um contexto diferente. Ao levar essas imagens consigo, as pessoas se tornam parte do projeto”, informam os artistas no site do coletivo.
Até trilhos de trem se transformam em estampas nas mãos dos artistas. Esta foi feita na cidade de Porto, em Portugal. Foto: Divulgação Raubdruckerin.
Até trilhos de trem se transformam em estampas nas mãos dos artistas. Esta foi feita na cidade de Porto, em Portugal. Foto: Divulgação Raubdruckerin.
Para todos os gostos
As camisetas, 100% de algodão orgânico, estão disponíveis em diferentes tamanhos (do P ao GG) e cores, desde os tons neutros como branco, cáqui e cinza aos mais vibrantes, como alaranjado e azul.
Os moletons, 85% algodão orgânico e 15% poliéster reciclado, podem ser encontrados apenas nas cores cáqui e azul petróleo, mas em diferentes tamanhos.
As peças custam de 15 a 49 euros (R$ 56 a R$ 183) e podem ser adquiridas no site do Raubdruckerin.
LEIA TAMBÉM